MAIS LIDAS
VER TODOS

estruturação

Apucarana avança com as obras da “Estrada Bela”

A previsão é de que, caso as condições climáticas forem favoráveis, toda a estrutura seja liberada para os turistas dentro de 15 dias

Da Redação

·
Apucarana avança com as obras da “Estrada Bela”
Icone Camera Foto por Prefeitura
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2022, 17:30:33 Editado em 02.03.2022, 17:30:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Apucarana, através da empresa contratada e de equipes próprias, está avançando nas obras de estruturação do Roteiro Turístico Estrada Bela. Os trabalhos envolvem a implantação do pórtico de entrada, de um mirante em uma área que proporciona uma vista panorâmica, a instalação das placas de sinalização e de totens com as atrações existentes em cada propriedade.

continua após publicidade

A previsão é de que, caso as condições climáticas forem favoráveis, toda a estrutura seja liberada para os turistas dentro de 15 dias. “É um percurso de cerca de 12 quilômetros que será uma nova opção de roteiro turístico, gastronômico e de fé em Apucarana. Os caminhos do roteiro irão proporcionar momentos de lazer e que podem ser percorridos a pé, de carro, de bicicleta ou de moto. Além de lazer, a iniciativa vai garantir renda para as famílias que vivem ao longo deste percurso”, ressalta Junior da Femac.

O Roteiro da Estrada Bela inicia no acesso ao Patrimônio do Barreiro, onde está sendo instalado o portal de entrada. “A estrutura do pórtico já foi erguida e faltam os serviços complementares, como a pintura e a colocação de uma placa de alumínio composto que vai trazer a representação de um hibisco e de uma cerejeira”, detalha Junior da Femac, acrescentando que o pórtico contará ainda com bancos e uma estrutura coberta onde os turistas terão acesso a informações dos atrativos turísticos e mapa do percurso de 12 km.

continua após publicidade

O roteiro – continua o prefeito – passa pelo Parque da Redenção e segue margeando o Rio Pirapó, atravessando áreas de mata nativa e vales onde existem pesqueiros, viveiro de muda nativa, restaurante, casa de encontro dos josefinos, fazenda colonizada por alemães, e termina em um ponto culminante da topografia, de onde o turista terá a visão das cidades de Apucarana, Arapongas e Astorga. “A base do mirante foi instalada e o ponto já vem gerando expectativa de quem está passando pelo local, mesmo antes de ter sido concluído”, observa Junior da Femac.

De acordo com Andreia Rinaldo, superintendente municipal de turismo, a empresa contratada pelo município já está finalizando a colocação de totens nos acessos as 18 propriedades que aderiram ao roteiro. “São em formato de casinhas, onde serão fixadas todas as informações dos atrativos que existem na propriedade”, explica Andreia, acrescentando que a cada quilômetro também será colocada uma placa de identificação do roteiro e também sinalizações das estradas rurais e rios existentes ao longo do percurso.

O projeto turístico Estrada Bela é desenvolvido pela Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), sob a responsabilidade da secretária Maria Agar e dos superintendes da pasta Andreia Rinaldo e Mario Felipe, que contam com o apoio do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

continua após publicidade

Além da Pottencial Engenharia, empresa contratada ao custo de R$ 101 mil, a estruturação envolve o trabalho de setores da Prefeitura. “Já fizemos as calçadas em toda a extensão da Estrada Antônio José de Oliveira e também do contorno até o Parque da Redenção. Agora, nossa equipe trabalha na extensão da rede de energia neste trecho para a implantação do sistema de iluminação pública”, complementa o prefeito Junior da Femac.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana avança com as obras da “Estrada Bela”"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!