Apucarana

Apucarana aparece em 1º lugar do PR em saneamento e abastecimento

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana aparece em 1º lugar do PR em saneamento e abastecimento
Apucarana aparece em 1º lugar do PR em saneamento e abastecimento

Apucarana acaba de ser classificada entre as principais cidades do país, que têm compromisso com a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos. É o que aponta o ranking 2020, divulgado neste dia 6 de junho pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

continua após publicidade

No estudo Apucarana aparece mais uma vez em excelente posição, pelo terceiro ano consecutivo. Na visão sintética do ranking dos 1.857 municípios do país que foram pesquisados, Apucarana está no topo. Na categoria “Compromisso com a Universalização” – nas cidades de grande porte -, o município aparece em 12º lugar no Brasil e 1º lugar no Paraná.

O prefeito Junior da Femac enaltece as conquistas históricas de Apucarana em saneamento básico e abastecimento de água, consolidadas nos últimos na gestão Beto Preto. “Obras de grande porte e investimento significativos foram garantido pelo ex-prefeito Beto e agora nós estamos dando continuidade a tudo isso que asseguram mais qualidade de vida à população, viabilizam novos empreendimentos da construção civil e colocam Apucarana muito próxima do índice de cidade de primeiro mundo”, avalia Junior da Femac.

continua após publicidade

O prefeito lembra que Apucarana ganhou a novo reservatório elevado do Parque da Raposa, e vários poços artesianos que ampliaram em 30% a capacidade de abastecimento de água da cidade. “Conquistamos ainda centenas de quilômetros de rede de esgoto sanitário por diversas regiões e, recentemente, as zonas comerciais de Apucarana ganharam um reforço de 50 km na estrutura de abastecimento”, destacou.

Apucarana vem se destacando por subir na pontuação do ranking nacional dos últimos anos. Em 2018 a cidade atingiu 469,30 pontos, em 2019 fez 475,26 pontos e, em 2020, alcançou o 1º lugar do Paraná nesta categoria totalizando 480,80 pontos.

O estudo da ABES abrange 70% da população do país, com os municípios brasileiros que forneceram ao SNIS1 (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) os dados para o cálculo de cada um dos cinco indicadores: abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos, destinação adequada de resíduos sólidos e taxa de internações.

O levantamento divide os municípios em dois grupos: os de grande porte e outro formado pelos municípios de pequeno e médio porte. Os municípios são classificados em quatro categorias do ranking: Rumo à universalização, Compromisso com a universalização, Empenho para universalização e Primeiros passos para a universalização. Todas as 27 capitais do país também estão na publicação, que relaciona o saneamento à saúde, fazendo uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI), com destaque para Curitiba, que foi apontada para 4ª vez consecutiva como a melhor capital do país em Saneamento. Uma correlação ficou evidente: quanto maior o acesso ao saneamento, menor a incidência de internações por doenças ligadas à falta de saneamento.

Tags relacionadas: #Apucarana #Saneamento #SANEPAR