MAIS LIDAS
VER TODOS

Balanço

Apucarana alcança maior índice de empregabilidade dos últimos 20 anos

Município está no "top ten" de municípios do Paraná em encaminhamentos feitos na Agência do Trabalhador

Da Redação

·
Entre janeiro e outubro, a Agência do Trabalhador de Apucarana viabilizou a contratação direta de 2.303 profissionais
Icone Camera Foto por Divulgação
Entre janeiro e outubro, a Agência do Trabalhador de Apucarana viabilizou a contratação direta de 2.303 profissionais
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2023, 17:48:43 Editado em 10.11.2023, 17:48:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Entre janeiro e outubro, a Agência do Trabalhador de Apucarana viabilizou a contratação direta de 2.303 profissionais junto aos setores do comércio, indústria e prestação de serviços. O resultado, que confirma o município no “Top 10” do Paraná no ranking da empregabilidade, foi comemorado pelo prefeito Júnior da Femac (PSD).

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Trabalhadores do setor de confecções terão reajuste de 5% em Apucarana

Segundo ele, a produtividade da agência local é a maior em 20 anos. “Ao promovermos levantamento do número de contratações de trabalhadores efetivadas através da intermediação feita pela nossa agência, constatamos que o resultado deste ano já o maior das últimas duas décadas e, mesmo faltando ainda 50 dias para o fim do ano, a empregabilidade em 2023 já supera a de todo o ano passado, que até então era a maior dos últimos anos, com 2.021 contratações ao longo dos 12 meses”, informa o prefeito Júnior da Femac.

continua após publicidade

O sucesso das atividades locais, avalia o prefeito, tem como ponto de partida estratégias implementadas pela prefeitura, em parceria com a gerência da agência, a partir de 2019. “Planejamento com foco na capacitação do trabalhador e na busca ativa de vagas, que estão contribuindo para manter Apucarana no topo na colocação de pessoas no mercado de trabalho no Paraná. A partir do Programa de Qualificação Profissional Portas Abertas, que passou a oferecer cursos profissionalizantes afinados com a necessidade do mercado de trabalho, os índices de empregabilidade só crescem”, assinala o prefeito.

Júnior cita ainda a sintonia entre poder público municipal e o setor produtivo. “Temos um diálogo constante com os empresários e entidades. Apucarana é o maior polo têxtil do Paraná e, por exemplo, realizamos periodicamente ações em conjunto com o Sivale (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí), além de um comércio forte, onde mantemos parcerias com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia) e com o Sindicato do Comércio Varejista (Sivana)”, afirma o prefeito Júnior da Femac.

O secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope, também enalteceu os resultados de empregabilidade já conquistados em 2023. “Não são simplesmente números. Cada uma dessas 2.303 contratações, entre janeiro e outubro, são 2.303 pessoas que, com certeza, estão celebrando ao lado de suas famílias a possibilidade de ter uma renda e uma vida com mais qualidade. E este é um dos focos da gestão do prefeito Júnior da Femac, atender ao ser humano em primeiro lugar”, destaca Estrope.

continua após publicidade

Com a contratação de colaboradores temporários para o final de ano, o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, observa que certamente a cidade irá atingir um índice de contratação ainda mais histórico. “Nossa equipe trabalha muito todos os dias captando vagas de emprego e encaminhando trabalhadores para entrevistas. Acredito que o emprego e o melhor programa social que podemos desenvolver e isto que temos feito juntamente com o prefeito Júnior da Femac e as empresas da cidade, que geram todas essas oportunidades a nossos trabalhadores”, diz Leiroz. Ele relata que desde o ano de 2021, é desenvolvido o projeto “Agência do Trabalhador Itinerante”. “Neste ano, por exemplo estivemos na Praça Rui Barbosa, Distrito de Vila Reis, Terminal Urbano, no Residencial Sumatra, fazendo a busca ativa num trabalho em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), entre outros locais. Também promovemos palestras e orientações sobre o primeiro emprego nos colégios, feirão de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade. Todas essas ações, juntamente com o suporte dado pelo prefeito e o desenvolvimento da economia na cidade, certamente somaram para o expressivo resultado deste ano, que é o maior em 20 anos”, considera Leiroz.

Top 10 – Empregabilidade Paraná

Janeiro a outubro

  • 01 – Curitiba: 11.237
  • 02 – Cascavel: 4.331
  • 03 – Toledo: 4.274
  • 04 - Pato Branco: 3.944
  • 05 - Francisco Beltrão: 3.850
  • 06 - São José dos Pinhais: 3.061
  • 07 - Assis Chateaubriand: 2.921
  • 08 – Marechal Cândido Rondon: 2.881
  • 09 – Cianorte: 2.702
  • 10 – Apucarana: 2.303
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana alcança maior índice de empregabilidade dos últimos 20 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!