O Centro Municipal de Saúde Animal de Apucarana (Cemsa Apucarana) confirmou nesta quarta-feira (11/12) a aquisição de mais 6,6 mil quilos de ração para cães e gatos. O investimento faz parte de um planejamento da atual administração que visa garantir o fornecimento de alimentação nos primeiros meses do ano para os cerca de 250 animais tutelados pelo centro municipal (164 cães e 80 gatos) e também a continuidade do repasse realizado aos protetores independentes através do Programa Mais Vida Animal.
- LEIA MAIS: Vereadores eleitos se reúnem em encontro sobre atividades legislativas
“Estamos em final de mandato e vivenciamos um momento de transição de governo, por isso priorizamos esta licitação que envolve a alimentação, garantindo o bem estar nutricional de todos os animais que dependem do nosso centro municipal. A equipe que assumir o Cemsa em janeiro não precisará ter esta preocupação de imediato”, salienta o prefeito Júnior da Femac, frisando que desde que foi idealizado, em abril de 2021, o Cemsa Apucarana se consolidou como referência no Paraná. “Uma iniciativa pública que muito nos orgulha e que materializa o nosso amor pelos animais e também o nosso respeito a todos os protetores que dedicam a vida pela causa”, observa o prefeito.
De acordo com o coordenador da unidade, médico veterinário Luan Rafael da Silva Santos, as mais de 6,6 toneladas de ração adquiridas com recursos municipais, via licitação conduzida pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), são suficientes para suprir as necessidades até o final de fevereiro. Ele frisa que a atual gestão também já garantiu a continuidade das esterilizações para o início do ano. “Já reservamos a contrapartida municipal de 10% prevista dentro do Programa Castrapet, do Governo do Paraná, que estará em Apucarana no mês de janeiro e vai oportunizar a castração de cerca de 400 animais”, informa Santos.
Coordenado pelo Instituto Água e Terra (IAT), o CastraPet Paraná é um programa que visa controlar a população de cães e gatos, prevenir zoonoses e conscientizar os tutores sobre a importância da vacinação, vermifugação e visitas ao veterinário. “Serão esterilizados neste mutirão animais já cadastrados no Programa Mais Vida Animal, tanto de famílias de baixa-renda, quanto de protetores independentes”, explica o coordenador do Cemsa Apucarana.
O Cemsa – Referência no Paraná, através do Programa Mais Vida Animal o Cemsa atua como um centro médico-veterinário público voltado a animais abandonados, tutela de animais para adoção, castração gratuita de cães e gatos de famílias de baixa-renda e resgatados da rua. O Cemsa também garante repasse mensal de ração a protetores independentes e socorro veterinário a animais em situação de abandono vítimas de acidentes ou maus-tratos. “Desde 2021, foram repassados mais de 85 mil quilos de ração a protetores independentes e realizada a castração de cerca de 8,5 mil animais, sendo cerca de 4 mil somente de animais tutelados por famílias em situação de vulnerabilidade social”, relata o prefeito Júnior da Femac.
Serviço – A unidade também conta com um veículo chamado “Pet Van”. O número de atendimento de denúncias de maus tratos aos animais é o WhatsApp 99626-3680 e o plantão de resgate, aos finais de semana, é o número 99967-0045, de domingo a domingo, das 8 às 20 horas. Já o atendimento geral é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 3308-1414. O Cemsa fica localizado na Rua Cristiano Kussmaul, 2578, no Jardim Interlagos.
Deixe seu comentário sobre: "Apucarana adquire mais de 6,6 mil kg de ração para cães e gatos"