MAIS LIDAS
VER TODOS

Novas diretrizes

Apucarana acolhe decreto estadual e define toque de recolher

Apucarana baixará decreto seguindo as diretrizes do toque de recolher já implantado pelo governo do Estado. As estratégias de cumprimento da norma foram discutidas nesta quinta-feira (3) com as forças policiais. Todos os estabelecimentos comerciais dev

Da Redação

·
Apucarana acolhe decreto estadual e define toque de recolher
Icone Camera Foto por Denobi
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.12.2020, 12:53:44 Editado em 03.12.2020, 12:53:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana baixará decreto seguindo as diretrizes do toque de recolher já implantado pelo governo do Estado. As estratégias de cumprimento da norma foram discutidas nesta quinta-feira (3) com as forças policiais. Todos os estabelecimentos comerciais deverão fechar às 23 horas e a única exceção é para serviços de delivery.

continua após publicidade

“Por delivery, entende-se a entrega do produto na casa do consumidor”, reforçou o prefeito Junior da Femac, durante a reunião que contou com a presença do tenente-coronel Roberto Cardoso, comandante do 10o Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Alessandro Carlete, comandante da Guarda Civil Municipal, de Jayme Leonel, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), e de Aida Assunção, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana).

Todo o trabalho de fiscalização será coordenado pela Polícia Militar e contará com o apoio da Guarda Municipal e agentes de fiscalização do Município. “Estamos recepcionando o decreto estadual e vamos seguir à risca o toque de recolher das 23 às 5 horas, estabelecendo a proibição de circulação e aglomeração em espaços e vias públicas neste período”, reitera Junior da Femac, acrescentando que no setor comercial a única exceção será o serviço de delivery, entre os quais estão a entrega em domicílio de gêneros alimentícios e medicamentos.

continua após publicidade

Junior da Femac afirma que, a exemplo do que está acontecendo em todo o Paraná, o índice de taxa de reprodução do vírus se encontra acima da média para a capacidade de leitos de UTI e de enfermaria. “O governo do Estado está nos dando um sinal muito forte e pedindo para que todos compreendam que não há um número de leitos infinito nos hospitais. Num gesto de amor pelos nossos pais e pelos nossos avós, vamos ficar em casa no período das 23 às 5 horas”, solicita, pedindo ainda que não haja as costumeiras confraternizações de final de ano, especialmente as que são realizadas nas empresas.

O prefeito afirma que o aumento do número de casos representa um momento de grande pressão sobre o serviço de saúde. “Hoje, 90% dos leitos de UTI e 80% dos nossos leitos clínicos reservados para o Covid estão ocupados. É uma situação muito séria e o crescimento dos casos está sendo muito rápido, especialmente na faixa etária entre os 20 e 50 anos, onde estão concentrados mais de 70% dos casos. No entanto, quem mais está morrendo são as pessoas que têm entre 60 e 90 anos, faixa em que são registradas 72% das mortes”, pontua Junior da Femac.

Por esse motivo, a principal preocupação das autoridades é fazer a conscientização do público jovem e coibir a aglomeração em festas. “A partir das 23 horas, só poderão estar circulando pelas ruas quem tem uma justificativa, como por exemplo estar trabalhando com o sistema de delivery ou estar voltando do trabalho, desde que consigam comprovar. Porém, vamos coibir a permanência na rua com o objetivo de entretenimento”, ressalta o tenente-coronel Cardoso.

continua após publicidade

O presidente da Acia afirma que a entidade vai reforçar junto ao comércio os protocolos de enfrentamento ao coronavírus, como a disponibilização de álcool gel, a obrigatoriedade do uso de máscaras, a higienização dos espaços e a limitação da quantidade de pessoas dentro dos estabelecimentos. “Vamos também fazer a conscientização sobre o novo decreto, pois essa é mais uma medida necessária para evitar a expansão da pandemia”, afirma Jayme Leonel, afirmando que algumas decisões já foram tomadas. “Neste ano, por exemplo, não haverá a chegada do Papai Noel, nem trenzinho e a Casa do Papai Noel para evitar aglomeração”, completa o presidente da Acia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana acolhe decreto estadual e define toque de recolher"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!