MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Apucarana abre inscrições para 2ª turma de produção de morangos

Com o sucesso da 1ª edição do curso, uma nova turma já está sendo preenchida. As inscrições devem ser realizadas no Centro de Qualificação Total

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2023, 13:37:36 Editado em 05.09.2023, 13:37:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Devido ao sucesso do primeiro curso de cultivo de morangos, já estão abertas as inscrições para uma nova turma. A primeira edição do curso, que abordou o manejo integrado de doenças do morangueiro, reuniu 14 produtores.

continua após publicidade

O curso é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Apucarana, através das secretarias municipais de Agricultura e de Indústria, Comércio e Emprego, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Patronal Rural.

O prefeito Junior da Femac ressalta que o curso integra o Programa Municipal de Qualificação Profissional Portas Abertas. “Já tínhamos dezenas de cursos gratuitos para trabalhadores da cidade e passamos agora também a ofertar cursos de capacitação também na área da agricultura”, reitera Junior da Femac.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Alunos de robótica participam de atividade extraclasse em Apucarana

O prefeito lembra que a oferta de cursos para agricultores começou pelo cultivo de morangos. “Devido à grande procura, nossa equipe já está formando a segunda turma que acontecerá nos dias 21, 26 e 28 de setembro. Através da parceria com o Senar e Sindicato Patronal Rural, vamos na sequência programar outros cursos nas áreas de fruticultura, produção de café, apicultura, segurança no trabalho, operação de máquinas agrícolas, manejo de gado leiteiro e de corte, e administração de propriedades rurais”, cita Junior da Femac.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Emprego, Edison Estrope, afirma que o convênio com o Senar ocorre nos mesmos moldes das parcerias com Sesi/Senai, Sesc e Senac. “Dialogando com o setor produtivo, verificamos as principais demandas de cursos na área de qualificação profissional. A Prefeitura então compra esses cursos e disponibiliza gratuitamente para os trabalhadores”, explica Estrope.

continua após publicidade
Apucarana abre inscrições para 2ª turma de produção de morangos
Foto por Da Redação
As inscrições para os cursos devem ser feitas no Centro de Qualificação Total , localizado na Rua Ouro Verde, 300, no Jardim América. Miguel Luiz Vilas Boas, diretor do órgão, afirma que o curso de cultivo de morangos tem carga horária de 24 horas. “Na primeira turma, as aulas teóricas foram feitas em propriedades situadas nas regiões do Barreiro e da Serrinha. O curso reuniu produtores que já comercializam os moranguinhos em locais como Feira do Produtor, padarias e do serviço de delivery, além daqueles que pretendem ingressar na atividade”, informa Vilas Boas.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

O curso foi ministrado pela engenheira agrônoma Anieli Maria dos Santos Lopes, especialista no cultivo de morangueiros e maracujá. O principal foco do curso é o combate de doenças, tanto nos frutos quanto radiculares e viroses da cultura.

O diretor do Centro de Qualificação agradece ainda aos produtores que cederam o espaço das propriedades para a realização do curso. “As aulas teóricas foram feitas na propriedade do Sr João Carneiro e no Sítio Kuatijuba, enquanto as aulas práticas ocorreram nos sítios da Leila, do casal Vanderlei e Adriana e do Sr Augustinho”, agradece Vilas Boas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana abre inscrições para 2ª turma de produção de morangos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!