MAIS LIDAS
VER TODOS

2,4 mil atletas

Apucarana abre fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná

A competição será disputada por 21 estabelecimentos de ensino da rede pública e particular do município

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.04.2024, 16:21:32 Editado em 05.04.2024, 16:21:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Esportes e em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), realizou nessa sexta-feira (05/04), no Centro Esportivo Madre Josafata do Colégio Nossa Senhora da Glória (Glorinha), o cerimonial de abertura da fase municipal dos 70º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s). A competição será disputada por 21 estabelecimentos de ensino da rede pública e particular do município até o dia 25 de abril, com 2.432 alunos/atletas de 12 a 14 anos (classe B) e de 15 a 17 anos (classe A).

continua após publicidade

Por 14 dias os estudantes competirão nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez (masculino e feminino). Os melhores colocados de cada modalidade se classificam para a macrorregional de 12 a 16 de junho também em Apucarana.

- LEIA MAIS: Concurso público da educação de Apucarana será neste domingo (7)

continua após publicidade

Em evento que contou com a participação da Banda Municipal Maestro João Florinho, as atrações iniciais da solenidade foram às apresentações das atletas das categorias mirim, pré-infantil e juvenil de ginástica rítmica e artística da escolinha da Secretaria de Esportes e das alunas da escolinha de ballet da Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur). Em seguida ocorreu o desfile dos alunos dos 21 colégios inscritos e na sequência foi executado o hino nacional, com as bandeiras do Brasil, Paraná e de Apucarana sendo empunhadas pelas alunas do Colégio Estadual Cívico Militar Padre José Canale.

Depois num momento de muita emoção, o aluno Eduardo Wissner Rech, atleta de futsal do Colégio São José, conduziu a tocha e fez o acendimento da pira olímpica, enquanto a aluna Maisa Bonfim Leal, da ginástica rítmica do Colégio Padre José Canale, realizou o juramento do atleta.

“São os primeiros grandes jogos desse ano abrindo a temporada na casa do esporte, com recorde de participantes. São mais de 2.400 atletas de mais de 20 colégios competindo em diversas modalidades e depois vem à macrorregional com todas as cidades da região pertencentes aos núcleos regionais de Londrina, Telêmaco Borba, Ivaiporã e Apucarana que será a sede da competição no mês de junho. E no final do ano realizaremos a fase estadual dos Jogos Abertos do Paraná com mais de 5 mil atletas de todo o Estado”, destaca o prefeito Junior da Femac.

continua após publicidade

“É uma grande honra estar prestigiando esse belo evento que reúne alunos entre 12 a 17 anos e está de parabéns o secretário de Esportes, Tom Barros, pela organização dos jogos. A fase municipal tem muita importância, tanto que tem revelado bons atletas a nível estadual e em condições de um dia poder representar o Brasil”, disse Vladimir Barbosa da Silva, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE).

“Tivemos a abertura dos Jogos Escolares em Apucarana com uma linda festa. O ginásio estava muito bonito e quero agradecer a direção do Colégio Glorinha por ceder o espaço para que nós pudéssemos realizar o cerimonial, ao prefeito Junior da Femac por estar incentivando e apoiando o esporte em nosso município e a todos os profissionais de educação física”, frisa o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes.

Destaques também na abertura para a presença dos alunos Pedro Henrich Machado de Oliveira, do Colégio Estadual Cívico-Militar Osmar Guaraci Freire; Madelaine Gomes da Silva, do Colégio Estadual Cívico-Militar Heitor Cavalcante de Alencar Furtado; e Gabrielly Eduarda dos Santos de Souza, do Colégio Estadual Cívico-Militar Alberto Santos Dumont, que defenderão a Seleção Paranaense de Atletismo nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) Sub-18, de 17 a 25 de maio em Aracaju-SE.

continua após publicidade

Também prestigiaram o cerimonial os vereadores Luciano Augusto Molina Ferreira, Toninho Garcia e Jossuela Pirelli, a diretora do Colégio Nossa Senhora da Glória, irmã Eliceia Harmatiuk, o professor José Marcelino da Silva, o Grillo, superintendente da Secretaria de Esportes, secretários e superintendentes municipais, diretores e professores de educação física dos colégios inscritos e demais autoridades do município.

Participam dos JEP´s nesse ano os colégios Alberto Santos Dumont, Antônio dos Três Reis de Oliveira, Coronel Luiz José dos Santos, Heitor de Alencar Furtado, Nilo Cairo, Osmar Guaracy Freire, Padre José Canale, Padre José de Anchieta, Polivalente, Carlos Massaretto, Francisco Antônio de Souza, Izidoro Luiz Cerávolo, São Bartolomeu, Tadashi Enomoto, Vale do Saber, Canadá, Mater Dei, Evolução, São José, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora da Alegria.

Na próxima segunda-feira (08/04), a partir das 8 horas, acontecerá a primeira rodada do futsal. São 13 jogos, com sete no Complexo Esportivo Áureo Caixote e seis no Complexo Esportivo Estação Cidadania.

A competição é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e do Núcleo Regional de Educação (NRE).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana abre fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!