MAIS LIDAS
VER TODOS

EDUCAÇÃO

Apucarana: 90 formandos são certificados por concluir curso de Libras

A Cidade Alta é o único município do Estado que oferta aulas de Libras, Inglês e Espanhol aos seus estudantes já nos anos iniciais

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2023, 13:11:35 Editado em 12.12.2023, 13:11:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Autarquia Municipal de Educação realizou, no final da tarde de terça-feira (11), no auditório do Senac, a certificação de noventa pessoas que concluíram a formação em Língua Brasileira de Sinais neste segundo semestre de 2023. Apucarana é o único município do estado que oferta aulas de Libras, Inglês e Espanhol aos seus estudantes já nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Prefeito repassa veículo para Casa Marta e Maria

Os cursos básico, intermediário e avançado de Libras visam capacitar os professores, servidores e demais interessados para replicar os conhecimentos nos centros infantis (CMEIs), nas escolas e na comunidade.

continua após publicidade

“A inclusão dos surdos é prioridade na gestão do prefeito Junior da Femac. Nós promovemos a formação em Libras aos professores e servidores da rede municipal de educação desde 2015. Devido ao grande sucesso do curso, as inscrições foram expandidas para toda a comunidade no ano passado. Além disso, nós implantamos a disciplina de Libras no currículo das escolas municipais de Apucarana em 2022, contemplando todos os estudantes, surdos e ouvintes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental,” detalhou a secretária de educação, Marli Fernandes.

“Não basta ensinar a língua de sinais às crianças surdas. Se quisermos que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas, precisamos assegurar que todos os alunos aprendam o código e possam se comunicar. Parabéns a todas as pessoas que se dedicaram, investiram tempo e concluíram essa formação em Libras, ofertada gratuitamente pela nossa Autarquia Municipal de Educação,” disse o prefeito Junior da Femac.

Atualmente, 14 estudantes surdos, deficientes auditivos e com implantes cocleares estão matriculados na rede municipal de educação de Apucarana. “Eles têm o acompanhamento de intérpretes nas aulas do período regular e frequentam salas de recursos multifuncionais (SRM) no contraturno,” acrescentou Léia Sofia Viale, diretora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), da Autarquia Municipal de Educação.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Outros 75 apucaranenses já haviam concluído a formação em Libras no primeiro semestre de 2023. “Nós planejamos abrir novas turmas no início do próximo ano. Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrições, que será divulgado por meio do site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br) e das redes sociais da Autarquia Municipal de Educação (@ameapucarana e facebook.com/ameapucarana)”, adiantou a secretária Marli Fernandes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana: 90 formandos são certificados por concluir curso de Libras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!