Mais lidas

    Apucarana

    Segurança Pública

    Apreensões de drogas na região somam 1,5 tonelada a mais

    Apreensões de drogas na região somam 1,5 tonelada a mais
    Foto por DIVULGAÇÃO
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 28.03.2021, 14:00:00 Editado em 28.03.2021, 11:57:51
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    As forças de segurança retiraram de circulação em 2020 mais de 2,7 toneladas de drogas no Vale do Ivaí. O volume total de entorpecentes apreendido pelas polícias Militar e Civil supera em 1,5 tonelada o registrado no ano anterior, uma alta de 125% puxada principalmente pelo aumento nas apreensões de maconha. Os números foram divulgados ontem pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp). 

    Segundo o relatório, dos 2.748 kg de drogas apreendidos nos 26 municípios da área da 17 Subdivisão Policial (SDP), 2.732 kg correspondem à maconha. As apreensões desta droga cresceram 193% no ano passado, que somou 932,7 kg. Os municípios que registraram as maiores apreensões foram Jandaia do Sul (774,29 kg), Apucarana (742,29 kg), Rio Branco do Ivaí (547,7 kg) e Bom Sucesso (416,7 kg).

    As apreensões sugerem uma rota da droga no Vale. Na região de Porto Espanhol, no município de Rio Branco do Ivaí, por exemplo, nova apreensão foi realizada há 10 dias. Mais de 100 quilos de maconha foram localizados em operação em que um dos traficantes tentou atropelar os policiais e foi morto em confronto. Conforme o 1º tenente da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Vinicius Castro, existe a suspeita que a região esteja sendo utilizada para rota do tráfico de drogas.

    “Não temos ainda uma informação adequada para que possamos afirmar. Mas, é uma região com bastante divisa de área e pouco movimentada. Estamos colhendo informações”, comenta.  As drogas sintéticas também estão entrando com mais frequência no radar da polícia. No ano passado – entre LSD e ectasy – foram apreendidas 4,5 mil unidades, volume 80% maior que em 2019. De outro lado, a região registrou um volume significativamente menor de apreensões de cocaína e crack, que registraram queda de 92% e 97%, respectivamente.

    Para o delegado-chefe da 17 SDP, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, o aumento na apreensão de drogas corresponde à ação policial. “Esse aumento significativo em relação à maconha corresponde a grandes apreensões realizadas no ano passado e também ao trabalho policial que é realizado em toda região, que sempre prioriza o combate ao tráfico de drogas”, comenta. Ele também comenta que a redução das apreensões de crack e cocaína refletem o perfil dos traficantes envolvidos. “As apreensões dessas drogas tradicionalmente são menores, porque elas são transportadas em menor quantidade devido ao maior valor de mercado”, avalia.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apreensões de drogas na região somam 1,5 tonelada a mais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.