MAIS LIDAS
VER TODOS

SUPERAÇÃO

Após transplante de rim, morador de Apucarana celebra alta hospitalar

Diagnosticado com insuficiência renal crônica em 2016, ele passou por um ciclo de cinco anos de hemodiálises, realizando os procedimentos semanalmente

Da Redação

·
O apucaranense Mário dos Santos, 63 anos, recebeu alta hospitalar na manhã deste sábado (18)
Icone Camera Foto por Fernanda Neme/TNonline
O apucaranense Mário dos Santos, 63 anos, recebeu alta hospitalar na manhã deste sábado (18)
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.03.2023, 12:44:58 Editado em 18.03.2023, 12:44:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O apucaranense Mário dos Santos, 63 anos, recebeu alta hospitalar na manhã deste sábado (18). Diagnosticado com insuficiência renal crônica em 2016, ele passou por um ciclo de cinco anos de hemodiálises, realizando os procedimentos semanalmente, enquanto aguardava na fila para um transplante de rim, até encontrar um doador muito especial: o seu irmão caçula.

continua após publicidade

A cirurgia foi realizada no último dia 3, no Hospital Evangélico, em Londrina. Na casa de sua mãe após receber a alta, Mário comemorou a recuperação e a realização de um desejo que tinha quando estava em tratamento: tomar mais água. "Agora é ficar três meses de molho aqui se Deus quiser, mas meus rins estão funcionando legal. Eu que não tomava água, estou tomando entre 1 litro e 1,5 litro de água por dia", celebrou o apucaranense.

-LEIA MAIS: Morador de Apucarana comemora última hemodiálise; assista

continua após publicidade

Mário desenvolveu a doença por ser hipertenso e diabético, dois dos principais fatores de risco causadores do problema renal crônico. “Eu vivi 10 anos com diabetes e dois anos com pressão alta e para mim estava tudo normal, porque nunca tinha pisado em um hospital. Quando de repente minhas pernas começaram a inchar e precisei começar hemodiálise. E é uma doença que pode ser evitada com exame que mede a quantidade de creatinina no sangue ou na urina”, relata.

Foram tempos difíceis para a família de Mário, sobretudo na fase mais aguda da doença quando ele perdeu a visão precisou passar por cirurgia. “Eu fico emocionado em lembrar, porque muitas vezes perdi a esperança de um doador aparecer”, relembra Mario que ficou na fila de espera de transplante por quatro anos. “Até fui chamado algumas vezes quando apareceram doadores, mas depois diziam que eu não era compatível. E nessas dez vezes que me chamaram, eu perdi a esperança”, conta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Após transplante de rim, morador de Apucarana celebra alta hospitalar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!