O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB), e a saúde pública de Apucarana reforçaram nesta terça-feira (22) a importância da vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue. “A vacina é segura, gratuita e está à disposição de todos nas 27 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana”, reitera Junior da Femac, lembrando que existem doses de vacinas suficientes, principalmente, na faixa etária de 10 a 14 anos.
-LEIA MAIS: Paraná confirma primeira morte por dengue neste ano epidemiológico
O secretário de saúde, Emidio Bachiega, disse nesta terça-feira que a Secretaria de Estado da Saúde confirmou a primeira morte no Paraná, deste novo ciclo da dengue, que começou em agosto. “A vítima é uma menina de 15 anos, sem comorbidades prévias, residente na cidade de Abatiá, na macrorregião de Cornélio Procópio”, revela o secretário.
Bachiega destaca que, em caso de sintomas da dengue, as pessoas podem procurar atendimento em todas as UBSs. Porém, ele ressalta que a UBS Bolivar Pavão, no Jardim América, é especializada no atendimento da dengue. O pronto atendimento da Bolivar Pavão está aberto de domingo a domingo. De segunda-feira a sexta-feira funciona entre 7 e 22 horas e, sábados, domingos e feriados das 8 às 22 horas.
“Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto e que, geralmente, dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele”, informa o secretário.
Como forma de evitar que Apucarana volte a enfrentar uma epidemia da dengue, como a de 2023, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) já intensificou as estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. “Apelamos à população para que faça a sua parte para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, de novos casos de dengue na cidade.
Deixe seu comentário sobre: "Após 1º óbito de dengue no PR, Apucarana alerta para vacinação"