MAIS LIDAS
VER TODOS

ÚLTIMAS VERIFICAÇÕES

Apesar de censo encerrado, IBGE ainda faz "pente-fino" na região

Recenseadores fazem últimas verificações e instituto mantém número de telefone para pessoas que, eventualmente, ainda não responderam questionários

Da Redação

·
Censo começou em agosto de 2022 e sofreu sucessivos atrasos
Icone Camera Foto por Arquivo/TN
Censo começou em agosto de 2022 e sofreu sucessivos atrasos
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2023, 16:11:50 Editado em 02.03.2023, 19:19:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apesar de encerrar oficialmente o Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda realiza nos municípios da região um “pente-fino” para buscar moradores que, eventualmente, não tenham ainda respondido aos questionários.

continua após publicidade

Segundo o coordenador de área do IBGE em Apucarana, Rafael de Castro Francisquini, somente depois desse trabalho é que o censo terminará na prática. “Seguimos o cronograma nacional e encerramos a coleta regular em 28 de fevereiro (última terça-feira). Agora, o Censo está em fase de apuração. Nesta etapa, retornamos em alguns domicílios pendentes, verificamos os dados em alguns domicílios e fazemos os últimos ajustes”, explica.

Leia mais: Mais dois apucaranenses presos em Brasília conseguem liberdade

continua após publicidade

Além de Apucarana, o IBGE local é responsável pela pesquisa em Califórnia, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Rio Bom, Novo Itacolomi, Cambira, Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Marumbi, Kaloré e São Pedro do Ivaí.

“Ainda temos pessoal em campo, efetuando ligações ou enviando mensagem aos moradores para conferir os últimos detalhes”, pontua Francisquini.

O coordenador assinala que a população que não foi recenseada pode buscar o posto de coleta do IBGE, que fica dentro da agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Apucarana, ou entrar em contato pelo telefone (43) 99654-0548.

continua após publicidade

Francisquini revela que a maioria dos recenseadores já foi desligada ou está em processo de desligamento. Em Apucarana, o pente-fino está concentrado no Residencial Fariz Gebrim, que foi inaugurado após a data de referência do Censo 2022. Além de alguns recenseadores ainda contratados, os supervisores também estão indo a campo realizar essas verificações.

Segundo o cronograma divulgado pelo IBGE, a expectativa é de que as informações do censo sejam divulgadas no fim de abril. Em dezembro de 2022, o instituto chegou a divulgar dados parciais, que devem apresentar mudanças agora com a finalização do trabalho de coleta pelos recenseadores.

O Censo 2022 começou em agosto, com previsão de conclusão em outubro. No entanto, o trabalho foi marcado por inúmeros atrasos na coleta dos dados, nas contratações e também nos pagamentos para os recenseadores. Por isso, acabou sendo concluído apenas agora no final de fevereiro de 2023. Segundo o IBGE, no entanto, esses problemas não interferiram na qualidade da pesquisa.

Por Fernando Klein

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apesar de censo encerrado, IBGE ainda faz "pente-fino" na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!