MAIS LIDAS
VER TODOS

encanto

Apae de Apucarana reinaugura jardim sensorial; veja

Espaço visa estimular os cinco sentidos e foi completamente revitalizado pelos próprios alunos, com apoio de professores e funcionários

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.08.2022, 16:28:38 Editado em 25.08.2022, 16:58:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Apucarana, reinaugurou nesta quinta-feira (25) o jardim sensorial da instituição. Criado em 2010, o espaço foi totalmente revitalizado e tem como objetivo despertar os cinco sentidos (visão, tato, olfato, paladar e audição) nos alunos. Veja o vídeo abaixo.

continua após publicidade

A diretora da Apae, Izabel Ortega, afirma que a reinauguração marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Apucarana. Ela explica que o jardim sensorial permaneceu desativado durante a pandemia de covid-19 e, assim, precisou passar por uma completa reestruturação. O espaço reúne plantas, flores, ervas aromáticas e texturas diversas para estimular todos os sentidos. “Quando retomamos as aulas presenciais, o jardim sensorial estava sem condições de uso e, por isso, decidimos revitalizá-lo”, comenta.

- LEIA MAIS: Apaes promovem semana da pessoa com deficiência

continua após publicidade

Izabel explica que o trabalho foi realizado por alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) da Apae, com apoio de professores e funcionários. “Os alunos plantaram, pintaram e se envolveram na revitalização. Eles traziam mudinhas de plantas de casa e ajudaram a reconstruir esse espaço com muita alegria e empolgação”, conta.

O presidente da Apae, Luiz Fernando Frias, destaca o “mutirão” de toda a Apae para a revitalização do jardim sensorial. “Neste espaço, as crianças conseguem obter diferentes sensações, desde o paladar ao comer uma fruta ou o olfato ao sentir o cheiro de uma planta. É um lugar especialmente criado para despertar os sentidos, que nas crianças com deficiência não são tão aguçados”, observa.

O empresário Armando Boscardin, que financiou a construção do jardim sensorial em 2010, participou da solenidade nesta quinta-feira e destacou a importância da Apae para Apucarana. “É uma satisfação colaborar com a Apae, que faz um trabalho maravilhoso na cidade”, diz.

continua após publicidade

A Apae de Apucarana foi fundada em 1966 pela pioneira Palmyra Menegazzo, mãe de dois filhos com deficiência, que iniciou uma mobilização pela criação da entidade. A sede atual foi inaugurada em 2007. Atualmente, a associação tem 442 alunos, sendo 198 do EJA (acima de 15 anos) e os demais da educação infantil e fundamental.

CÃO AMIGO

O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) esteve presente na solenidade de reinauguração com o projeto “Cão Amigo”. A iniciativa consiste no emprego do cão "Deppy" para a realização de atividades de terapia assistida, visando o desenvolvimento e o bem-estar dos alunos.

-LEIA MAIS: Canil da PM de Apucarana tem novo recruta para programa inédito; veja

Como os cinco sentidos são estimulados

  • Visão: estimulada por plantas floridas e folhagens de tamanhos, formas e cores brilhantes;
  • Tato: estimulado no contato direto com as plantas e texturas com vários formatos, que podem ser tocadas;
  • Olfato: estimulado por plantas medicinais, ervas aromáticas, temperos e perfumes das flores;
  • Paladar: estimulado por plantas que podem ser degustadas, como hortaliças e temperos, e também frutas
  • Audição: estimulado pelo farfalhar das folhas, barulho da água e do vento e pelo canto dos pássaros que “visitam” o jardim.

  • Assista:

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apae de Apucarana reinaugura jardim sensorial; veja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!