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ANTT determina melhorias em ferrovias que passam por cidades da região

Local de acidente em Jandaia do Sul está entre os pontos que precisam de reparos. Apucarana e Arapongas também estão entre os municípios

Da Redação

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Fiscais da ANTT registram problemas em linhas férreas no norte do Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução/ANTT
Fiscais da ANTT registram problemas em linhas férreas no norte do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.03.2023, 18:02:25 Editado em 24.03.2023, 18:35:53
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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou que a Rumo Malha Sul melhore a sinalização e iluminação em trechos de ferrovias que passam por dentro de seis cidades do norte do Paraná, entre elas Apucarana, Arapongas e Jandaia do Sul. De acordo com o relatório de inspeção, a ordem é resultado de uma fiscalização realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

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Entre os pontos em que os fiscais da ANTT verificaram as condições das linhas férreas, está o local onde aconteceu o acidente em Jandaia do Sul, em 9 de março, quando um ônibus escolar com alunos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) foi atingido por um trem. Cinco pessoas morreram.

-LEIA MAIS: Menino vítima de acidente será sepultado neste sábado em Jandaia

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No total, foram vistoriados 55 trechos ferroviários que passam pela zona urbana dos seis paranaenses, incluindo também Sarandi, Cambé e Mandaguari. Entre esses trechos, conforme a ANTT, 14 não tem qualquer sinalização e 22 precisam de manutenção na pintura.

Confira os principais reparos que precisam ser feitos:

  • Apucarana - repintura da sinalização rodoviária horizontal, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade, melhorar iluminação noturna, realizar capina;
  • Arapongas - repintura da sinalização rodoviária horizontal, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade, melhorar iluminação noturna, realizar capina;
  • Jandaia do Sul - realizar capina, melhorar iluminação noturna, realizar poda de árvores, repintura da sinalização rodoviária horizontal, regularizar pavimento asfáltico, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade;
  • Cambé - realizar capina, reposicionar placa de sinalização, melhorar iluminação noturna, repintura da sinalização rodoviária horizontal, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade;
  • Mandaguari - realizar capina, melhorar iluminação noturna, implantar sinalização rodoviária horizontal, realizar poda de árvores, avaliar a implantação de dispositivo de controle de velocidade;
  • Sarandi - realizar capina, regularização do pavimento asfáltico, melhorar iluminação noturna, implantação sinalização rodoviária horizontal, repintura de sinalização.

O relatório ainda conclui que, além da responsabilidade da concessionária, outras necessidades de melhorias envolvem providências por parte das administrações públicas.

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O documento ainda informa dados de acidentes que aconteceram pelas seis cidades paranaenses. Entre os anos de 2019 e 2023, até a data da fiscalização, foram registrados 25 acidentes considerados graves, com 19 pessoas feridas e dois óbitos. Além disso, foram 100 acidentes entre trens e veículos. Arapongas é a cidade com mais ocorrências, sendo 27 no total.

A Rumo tem até 30 dias para apresentar o cronograma para a correção das “deficiências apontadas” e informar em até 90 dias como está o entendimento "com as prefeituras municipais para a realização de solução conjunta das providências".

Com a concessão das ferrovias até 2027, a Rumo Malha Sul se manifestou em nota:

"A concessionária informa que o documento foi recebido oficialmente nesta quinta-feira (16). A equipe técnica da empresa irá analisar as recomendações feitas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e adotar as medidas necessárias".

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