Andorinhas antecipam o Outono de Apucarana; Assista - TNOnline
Mais lidas

    Apucarana

    Migração

    Andorinhas antecipam o Outono de Apucarana; Assista

    Andorinhas antecipam o Outono de Apucarana; Assista
    Foto por Rogério Ribeiro
    Escrito por Cezar Neves
    Publicado em 28.01.2021, 20:21:33 Editado em 28.01.2021, 20:32:34
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Faltando ainda quase dois meses para o início do outono deste ano, o apucaranense já percebe que pelo menos por aqui, já é tempo delas, as famosas andorinhas se aconchegarem em seus fervorosos véus de fim de tarde. E é impossível tentar precisar a quantidade de aves se apresentando ao ar, mais livre do que nunca no centro da cidade.

    Quem olha pra cima fica encantado e quem passa de carro, pode até evitar estacionar na 'linha de tiro' delas mas não deixa de se impressionar com o balé que o grupo proporciona. Em Apucarana elas tem o poder de mover ações públicas de prevenção de doenças e higienização rigorosa das praças Rui Barbosa - da Catedral e a Interventor Manoel Ribas - a praça do Redondo todo ano perto do fim do verão.

    Fato é que elas vem mesmo e parece que não adiantam as mais mirabolantes estratégias para afastá-las de Apucarana. Sim, as nossas andorinhas não são iguais às outras. Elas confirmam que o ar daqui com o vento vigoroso da 'Cidade Alta' é bem melhor e lá de cima talvez para elas, Apucarana tenha o clima ideal para se abrigarem do rigoroso inverno da América do Norte, nos Estados Unidos e Canadá.

    "Um brinde às andorinhas do Redondo", disse um morador de rua dando a maior risada comparando-as como os andarilhos - nômades, que simplesmente vem e vão por natureza.

    As andorinhas se alimentam de pequenos insetos e as enciclopédias confirmam. Elas são aves insetívoras, que se alimentam de insetos que capturam durante o vôo, com o bico aberto, como se fosse um funil. Acredita-se que cada cria de andorinha necessita de aproximadamente mil e quinhentos insetos por dia para se desenvolverem.

    Com essa fome voraz, convém preservar a espécie o máximo possível. Em Apucarana as andorinhas podem colaborar com a redução da quantidade de mosquitos transmissores de doenças, como o aedes aegypti.

    Veja:

     

    Cezar Neves - TN
     
    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Andorinhas antecipam o Outono de Apucarana; Assista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.