MAIS LIDAS
VER TODOS

INOVAÇÃO

Amigos inventam dispositivo de desinfecção; ASSISTA

O dispositivo que se assemelha a um armário, que mais que guardar alimentos e objetos pode ser usado para desinfetá-los utilizando luz ultravioleta. O aparelho, que ainda é um protótipo, está quase pronto para ser colocado em prática foi desenvolvido por

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.08.2020, 19:04:28 Editado em 25.08.2020, 19:18:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dispositivo que se assemelha a um armário, que mais que guardar alimentos e objetos pode ser usado para desinfetá-los utilizando luz ultravioleta. O aparelho, que ainda é um protótipo, está quase pronto para ser colocado em prática foi desenvolvido por dois cientistas do Vale do Ivaí.

continua após publicidade

O projeto é dos amigos Wanderley Dantas dos Santos, bioquímico e professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que mora em Califórnia, e de David Luiz da Silva, estudante engenharia mecatrônica e maquinista, morador de Marilândia do Sul.

Com ajuda de um outro amigo, o bombeiro Francis Benassi, os dois investiram recursos próprios para criar o aparelho ainda chamado de ‘fotolizador’, mas que deve ganhar outro nome. A intenção é oferecer algo com baixo valor de mercado e que pode com a higienização e prevenção de doenças, uma demanda em crescimento durante a pandemia de coronavírus.“Usamos luz UVC, ultravioleta, e criamos um gabinete em que é possível tirar a lâmpada para fora, com sensor de presença e sensor na porta e que usa luz para quebrar DNA de micro-organismos”, detalha Wanderley.

continua após publicidade

Segundo ele, além de desinfetar objetos dento do dispositivo, a lâmpada externa possibilidade desinfeção de ambientes.O projeto foi desenvolvido em quase dois meses. “Pode descontaminar compras, objetos, máscaras, tênis. Pode descontaminar ambientes de até 20 metros quadrados, o que levaria, em média, 15 minutos, a água, o ar do ambiente. Vamos trabalhar em uma versão menor para uso doméstico, quase no tamanho de um micro-ondas, que a dona de casa pode facilmente colocar as compras para higienizar em um processo que levaria menos de cinco minutos” explica o estudante David.

Segundo os idealizadores do projeto, não existe nada parecido no mercado. “Não tem nada parecido, queremos lançar em hospitais, empresas, indústrias, bancos, onde circula um grande número de pessoas. Nosso objetivo é dar uma contribuição para que o produto possa ajudar, principalmente em áreas de pesquisas, áreas médicas, onde tem um perigo grande de contaminação”, finaliza.

ASSISTA A REPORTAGEM:

continua após publicidade




GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Amigos inventam dispositivo de desinfecção; ASSISTA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!