Apucarana

Ambulatório de Dermatologia tem avaliação positiva da SBD

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Ambulatório de Dermatologia tem avaliação positiva da SBD
fonte: DIVULGAÇÃO

O Ambulatório de Especialidades Dermatológicas – Residência Médica - da Autarquia Municipal de Apucarana (AMS) recebeu parecer favorável para obter o credenciamento definitivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Recebemos hoje avaliadores dessa instituição médica e depois de conhecerem nossa estrutura física, equipamentos, equipe profissional e biblioteca, bem como o Hospital da Providência que nos dá retaguarda, classificaram nosso trabalho como referência na área”, informa a coordenadora do ambulatório, Lígia Martin.

continua após publicidade

Em outubro do ano passado a SBD havia credenciado provisoriamente o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas – Residência Médica - da (AMS), mas em função da pandemia a visita presencial dos avaliadores não pode ser realizada. Ligia Martin explica que agora, cumprida essa etapa, o credenciamento definitivo vai acontecer e isso deve ser oficializado na reunião do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, programada para o segundo semestre.

De acordo com Lígia, obter o credenciamento da SBD apenas três anos depois do início do funcionamento do Ambulatório de Especialidades Dermatológicas – Residência Médica não é uma conquista comum. “É um curto espaço de tempo dentro dos processos de credenciamento na área médica. Isso é muito compensador, pois nossa equipe trabalhou muito para atingir esse objetivo. O apoio da administração municipal também foi fundamental”, observa Ligia, lembrando que o credenciamento permite aos residentes do ambulatório participar de congressos e realizar provas de títulos de especialidade.

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac comemora essa conquista dentro da estrutura da saúde municipal. “É um reconhecimento tanto da qualidade do atendimento prestado na rede pública de saúde nesta área da medicina, como na formação dos médicos residentes na especialidade dermatológica. É uma avaliação de que o nosso curso de residência ministrado no ambulatório é extremamente qualificado”, afirma o prefeito Junior da Femac. 

Funcionando no primeiro andar da AMS, num espaço totalmente reformado, o Ambulatório de Dermatologia possui seis consultórios médicos; duas salas de pequenas cirurgias, com vestiário e sala de espera exclusiva; central de material esterilizado; e sala de fototerapia com vestiário. Os equipamentos, por sua vez, são de última geração, incluindo a câmara de fototerapia.

Entre 2019 e 2020 o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas realizou mais de 9 mil consultas, 1.377 sessões de fototerapia, 1.813 pequenas cirurgias e 658 outros procedimentos. A equipe é formada por 6 residentes, 5 dermatologistas, um cirurgião plástico, um cirurgião oncológico, um patologista e uma micologista, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News