MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Alunos de turismo e negócios da Unespar visitam hortas solidárias

Estudantes visitaram a unidade piloto do Programa Municipal de Hortas Solidárias, e também a Horta Solidária, do Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2024, 12:39:41 Editado em 26.02.2024, 18:20:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Alunos do curso de Turismo e Negócios da Unespar, campus Apucarana, visitaram hoje a unidade piloto do Programa Municipal de Hortas Solidárias, situada no Espaço Empreender (anexo ao antigo IBC da Vila Nova). Acompanhados da professora da disciplina de Desenvolvimento de Projetos e Negócios Sustentáveis em Turismo, Marina Rossi Ferreira, os estudantes conheceram também a Horta Solidária, do Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, bem como uma nascente protegida naquela região, que deságua na Lagoa Tarumã.

continua após publicidade

LEIA MAIS - Problema operacional afeta abastecimento de água em Apucarana

“A proposta da horta solidária casa com a proposta de sustentabilidade, além se ser uma iniciativa com potencial de atração turística. O que vimos aqui é maravilhoso”, afirma a professora Marina.

continua após publicidade

A aluna Milena Noeli da Silva destaca o diferencial de a produção da horta ser totalmente orgânica. “É um projeto de incentivo para comunidade e para cidade”, avalia, informando que a família é uma das clientes de verduras comercializadas por produtores daquele espaço.

O Programa Municipal de Hortas Solidárias faz parte do Programa Municipal de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf).

A iniciativa, lançada em março de 2019, beneficia a comunidade de mais de 30 bairros da cidade e já recebeu em 2022 o Prêmio Gestor Público do Paraná. “Além de alimento saudável e da geração de renda, a iniciativa garante atividades de promoção da saúde e terapêuticas, inclusão e bem-estar social para cerca de 1,5 mil pessoas”, destaca o prefeito Junior da Femac.

As hortas solidárias estão espalhadas em 36 espaços públicos, incluindo unidades básicas de saúde e instituições parceiras. A coordenadora do programa Maura de Oliveira, explica que as atividades são desenvolvidas de forma compartilhada, desde o plantio, a rega e demais manejos até a colheita. A produção é destinada para o consumo próprio das famílias participantes que também comercializam o excedente. “É uma iniciativa que conta com total apoio do prefeito Junior da Femac a da secretária da Mulher Assuntos da Família, Denise Canesin”, complementa Maura.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Alunos de turismo e negócios da Unespar visitam hortas solidárias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!