MAIS LIDAS
VER TODOS

educação

Alunos de robótica participam de atividade extraclasse em Apucarana

Cerca de 30 estudantes do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Nilo Cairo participaram da atividade

Da Redação

·
Atividade foi realizada para alunos da rede estadual
Icone Camera Foto por Reprodução
Atividade foi realizada para alunos da rede estadual
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.09.2023, 21:44:00 Editado em 04.09.2023, 21:44:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cerca de 30 alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Nilo Cairo participaram de uma atividade extraclasse que abordou aspectos históricos e funcionais sobre o semáforo, um sistema eletrônico utilizado para controlar o trânsito e garantir a segurança de condutores e pedestres. A atividade de imersão pedagógica, coordenada pela professora Elisângela Aparecida Ferreira Mendes, contou com envolvimento da Prefeitura de Apucarana, através da Superintendência de Trânsito, Transporte e Inovação do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), e contribuiu para complementar a visão teórica assimilada pelos estudantes na disciplina de robótica.

continua após publicidade

Após palestra realizada no auditório da unidade regional do CREA-PR em Apucarana, onde foi abordada a evolução do semáforo, desde sua criação – em 1868 em Londres – até os dias atuais – que segue padrão idealizado em 1920 em Detroit (EUA) – , os alunos participaram de vivência prática junto ao laboratório da superintendência municipal. “Na palestra, repassamos aos alunos detalhes de como é feita a definição de instalação de um semáforo, algo baseado em uma série de estudos e levantamentos técnicos. No laboratório, juntamente com os agentes de trânsito, tiveram a oportunidade de conhecer todos os componentes do semáforo, como é feita a montagem, instalação, programação da temporização e manutenção do equipamento, desde as caixas que o compõem até a parte inteligente”, pontua Carlos Mendes, superintendente do Idepplan, agradecendo ao gerente regional do CREA em Apucarana, Jeferson Ubiali, pela cessão do auditório para a palestra.

-LEIA MAIS: Caminhoneiro fica preso às ferragens após acidente em Apucarana; veja

continua após publicidade

Segundo avaliação da professora Elisângela, a atividade foi importante para expandir o aprendizado dos alunos. “Agradeço ao prefeito Júnior da Femac por permitir a realização desta atividade extraclasse. Com certeza esta vivência prática somou ao que eles aprenderam em sala de aula, contribuindo para a expansão de conhecimentos”, assinalou a educadora.

O prefeito Júnior da Femac observa que a agenda integra a programação do “mês do trânsito”, que terá ponto alto entre os dias 18 e 25 de setembro na chamada “Semana Nacional do Trânsito”. “Antes disto, porém, no dia 12 de setembro, o trabalho que é desenvolvido em Apucarana no setor de trânsito estará em evidência para todo o Paraná, sendo apresentado em evento online com participação de todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado”, revela o prefeito de Apucarana.

Ele observa que ao longo de sua gestão inúmeras intervenções foram executadas para garantir maior fluidez e segurança ao trânsito de Apucarana. “Iniciativas viabilizadas com base no planejamento técnico e aplicação de recursos, resultando na revitalização e ampliação das sinalizações horizontais e verticais, construção de rotatórias, travessias elevadas, novos semáforos, bem como manutenção do pavimento asfáltico”, elencou o prefeito.

continua após publicidade

História – A origem do semáforo automotivo é inglesa. Seu criador é, historicamente falando, John Peake Knight, que trouxe a novidade em 1868. Ele continha apenas as cores vermelho e verde. Contudo, o primeiro semáforo do mundo, do tipo verde-amarelo-vermelho, com quatro faces, foi instalado no cruzamento da Avenida Woodward com a Rua Fort, em Detroit, Michigan, no Outubro de 1920, sendo projetado pelo inspetor de polícia William L. Potts.

Também conhecido popularmente como sinal, sinaleira, farol ou sinal luminoso, o semáforo é um dispositivo de segurança que serve para controlar o tráfego de veículos e pedestres, sendo utilizado em quase todo o mundo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Alunos de robótica participam de atividade extraclasse em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!