MAIS LIDAS
VER TODOS

EM APUCARANA

Alunos apresentam sarau de poesias no Cine Teatro Fênix

Estudantes de 04 a 10 anos declamaram poemas de autoria própria, criados com o projeto de leitura e produção textual

Da Redação

·
Alunos apresentam sarau de poesias no Cine Teatro Fênix
Icone Camera Foto por Prefeitura Municipal de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.05.2022, 15:06:41 Editado em 10.05.2022, 15:06:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na noite desta terça-feira (09), foi realizada, no Cine Teatro Fênix, a sétima edição do Sarau de Poesias das Escolas Municipais de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação.

continua após publicidade

Alunos com idades entre 4 e 10 anos, das turmas da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, subiram ao palco e declamaram poemas de autoria própria, sobre temas como amizade, família, cidadania, cuidado com a saúde, preservação ambiental e história do município.

O Sarau de Poesias é o ápice de um projeto de leitura e produção textual desenvolvido na rede desde 2015. “Como parte das ações, nós equipamos todas as salas das 35 escolas municipais com bibliotecas itinerantes, que são estantes capazes de armazenar e transportar livros. Os CMEIs também foram contemplados com bibliotecas. Desta forma, as obras literárias ficam sempre ao alcance das mãos dos alunos, que podem folheá-las durante as aulas, no período do recreio ou até mesmo levá-las para casa nas sacolas de leitura. Além disso, ao longo do ano letivo, os professores apresentam às turmas as principais características do gênero poético, promovem momentos de contação de histórias, oficinas de produção de texto e recitais escolares. A apresentação-destaque de cada unidade de ensino é reproduzida, posteriormente, no Sarau de Poesias que organizamos anualmente no Cine Teatro Fênix,” detalhou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

continua após publicidade

Segundo o prefeito Junior da Femac, os resultados alcançados com o desenvolvimento do projeto de leitura e produção de texto são excelentes. “A iniciativa já foi contemplada com o Prêmio Gestor Público Paraná, do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado, em 2017, e ficou entre as finalistas no Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 2019. Mas o melhor de tudo é que as nossas crianças estão aprendendo a comunicarem-se, a argumentarem e a defenderem suas ideias, habilidades essenciais no mercado de trabalho e na vida em sociedade,” disse.

Durante o evento, no Cine Teatro, a aluna Mariana dos Santos Rodrigues, da turma de 4º ano, da Escola Municipal Albino Biacchi, presenteou o prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes com exemplares do livro Vida de Criança, que ela mesma escreveu e publicou.

“Excelentíssimo senhor prefeito, obrigada por zelar das crianças e com elas sempre se preocupar. Sou grata por receber uma educação de qualidade. Aproveite a leitura para lembrar-se da sua vida de criança,” escreveu a menina na dedicatória do livro entregue ao chefe do executivo municipal.

continua após publicidade

Prestigiaram ainda a sétima edição do Sarau de Poesias das Escolas Municipais de Apucarana, os vereadores Mauro Bertoli e Jossuela Pirelli; a representante do Núcleo Regional de Educação (NRE), Eliane de Mattos Pires; a representante da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Sueli de Oliveira; e o representante da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Alex Júlio Barbosa.


Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Alunos apresentam sarau de poesias no Cine Teatro Fênix"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!