MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Alta de 61% nos casos de dengue gera alerta em Apucarana

Número de positivos passou de 57 para 92 em apenas uma semana

Da Redação

·
Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito
Icone Camera Foto por reprodução
Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.03.2025, 21:35:49 Editado em 06.03.2025, 07:35:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os casos confirmados de dengue cresceram 61% em Apucarana em apenas uma semana. Boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que 92 pessoas contraíram a doença, 35 a mais que uma semana atrás quando havia 57 positivados. A evolução de casos gera alerta nas autoridades de saúde que intensificaram as ações de combate no município.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Apucarana chega a 92 casos confirmados de dengue, diz Sesa

Conforme o boletim divulgado ontem, Apucarana tem 88 casos autóctones, ou seja, os pacientes foram infectados na área de sua residência. O informe também revela que o sorotipo em circulação no município é o DENV-3. Em todo o país já foram identificadas quatro categorias de dengue em circulação.

continua após publicidade

“Apucarana é um município sentinela. Toda semana enviamos amostras para detectar o sorotipo que está circulando, e nesse período de 2025 o Lacen (Laboratório Central do Paraná) constatou que o sorotipo circulante DENV-3”, informa a chefe da seção de vigilância Sanitária e Ambiental da 16ª RS Anelize Sassá.

De acordo com ela, a incidência desse sorotipo acende um alerta diante do número de pessoas vulneráveis no município. “Como as pessoas ainda não tinham sido expostas a esse vírus DENV-3, elas ainda não têm imunidade e isso é preocupante”, explica.

Conforme o Ministério da Saúde o DENV-3 é considerado um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença. Estudos indicam que, após a segunda infecção por qualquer sorotipo, há uma predisposição para quadros mais graves, independentemente da sequência dos sorotipos envolvidos. No entanto, os sorotipos 2 e 3 são frequentemente associados a manifestações mais severas.

continua após publicidade

Anelize destaca ainda que, diante das condições climáticas que favorecem a infestação do mosquito, o apoio da população se torna imprescindível para frear o avanço da doença. “A população deve ajudar a eliminar locais de criadouro. E diante dos sinais de sintomas procure os serviços de saúde para evitar agravamento”, aconselha.

No geral, a 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que abrange 17 municípios, atingiu 389 casos, um aumento de 32% em comparação a o boletim divulgado na semana passada. Os municípios com alta incidência de casos prováveis são Bom Sucesso, Grandes Rios e Marilândia do Sul.

Saúde intensifica ações

A Secretaria Municipal de Saúde de Apucarana intensificou as ações de combate ao mosquito. Nesta quinta-feira (6), a saúde realiza um mutirão de limpeza no entorno do Lago Jaboti. Além das medidas de combate, a prefeitura também ampliou o número de exames. Segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, informa que o município disponibiliza testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) o que aumentou a investigação da doença e detecção de novos casos.

continua após publicidade

“Nosso foco é manter as ações voltadas ao território para um melhor acompanhamento dos casos positivos. Alerto que para os casos positivos o melhor acompanhamento deve ser pelas UBSs. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deve ser procurado em casos de encaminhamento pelas unidades ou em urgência e emergência”, orienta.

De acordo com o médico, o monitoramento e a reavaliação devem ser realizados nas UBSs, mesmo se o primeiro atendimento tenha sido feito na UPA. “Isso melhora a capacidade de ação das equipes e o acompanhamento dos paciente no seu território”, explica.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Alta de 61% nos casos de dengue gera alerta em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!