MAIS LIDAS
VER TODOS

ATAQUE A BRASÍLIA

Alexandre de Moraes deve decidir futuro de apucaranenses presos

Primeiras audiências de custódia realizadas, ainda sem os moradores da cidade, negaram pedidos de liberdade e encaminharam decisão ao ministro do STF

Da Redação

·
Presos saíram da PF e foram levados para Papuda e Colmeia
Icone Camera Foto por Divulgação/PF
Presos saíram da PF e foram levados para Papuda e Colmeia
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.01.2023, 15:55:52 Editado em 12.01.2023, 15:59:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os apucaranenses presos em Brasília por conta dos ataques ocorridos na Praça dos Três Poderes no último domingo (8) ainda não passaram pela audiência de custódia até o início da tarde desta quinta-feira (12). A estimativa é de que 40 moradores da cidade estejam detidos na Capital Federal após participação na manifestação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que acabou em destruição das instalações do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.

continua após publicidade

O advogado Luiz Fernando Vilasboas, que representa 12 apucaranenses presos, além de três moradores de Arapongas e dois de Faxinal, informou que as audiências de custódia já começaram. No entanto, nenhum apucaranense havia participado até as 15 horas.

LEIA MAIS: Acampamento bolsonarista é completamente desmontado em Apucarana

continua após publicidade

As audiências de custódia permitem ao juiz analisar a situação de cada pessoa detida e averiguar se permanecem os motivos que fundamentaram a prisão. Também permitem verificar a ocorrência de eventual tratamento desumano ou degradante.

“Em geral, as audiências de custódia estão acontecendo, porém não está sendo concedida liberdade. Todos os pedidos de liberdade e eventuais alegações de comorbidades estão sendo remetidos para análise do ministro Alexandre de Moraes (do STF)”, informou Vilasboas.

Portanto, segundo o advogado, os apucaranenses e demais moradores da região ficarão presos até a análise do ministro, que decretou as prisões e irá avaliar individualmente os recursos.

continua após publicidade

Vilasboas antecipa que a defesa está construindo um “entendimento da utilização de outros mecanismos” para buscar a soltura e garantir que essas pessoas respondam às acusações em liberdade.

Os homens estão presos no Centro de Detenção Provisória 2, no Complexo da Papuda, e as mulheres na Penitenciária Feminina do DF, conhecida como Colmeia. Segundo Vilasboas, o perfil dos apucaranenses é variado, desde trabalhadores com carteira assinada, aposentados até empresários.

A defesa tenta “individualizar as condutas”. “Os apucaranenses e demais pessoas da região relataram que não tiveram participação nos atos de depredação. Eles disseram que foram com o pensamento de fazer uma manifestação pacífica e que não tiveram nada a ver com a destruição nos prédios do Congresso, do STF e Palácio do Planalto”, disse ainda na quarta-feira (11) o advogado.

continua após publicidade

Segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (12) pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, 1.167 pessoas estão presas por suposta participação nos atos de depredação. Eles podem respondem por formação de quadrilha, destruição de patrimônio público, incitação ao golpe do estado, lesões corporais, entre outros crimes, que têm penas somadas de até 20 anos de prisão.

Por Fernando Klein

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Alexandre de Moraes deve decidir futuro de apucaranenses presos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!