A prática de informar sobre a movimentação das forças de segurança pelas redes sociais, especialmente em grupos de WhatsApp, tem se tornado comum. No entanto, muitos desconhecem que essa ação é considerada crime, conforme previsto no Código Penal, e pode levar a punições severas.
📰 LEIA MAIS: Polícia Civil aponta 14 pessoas do núcleo financeiro de quadrilha
O delegado adjunto da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, André Garcia, destacou que a Polícia Civil identificou diversos grupos de WhatsApp utilizados para comunicar a movimentação policial na cidade. "São dezenas de pessoas inseridas nesses grupos que ficam dia e noite informando os traficantes sobre a movimentação de viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil. Essa atitude configura crime", afirmou o delegado.
Garcia também reforçou que o Código Penal prevê sanções para quem, de qualquer forma, contribui para a prática de crimes. "Essa ação atrapalha que o criminoso seja pego, uma vez que essa informação também pode chegar até ele", explicou.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
As autoridades alertam que a divulgação de informações sobre operações policiais em andamento coloca em risco a segurança da população e compromete o sucesso das ações de combate ao crime. A Polícia Civil está intensificando o monitoramento desses grupos e tomando medidas para responsabilizar criminalmente os envolvidos.
Deixe seu comentário sobre: "Alerta: avisar sobre operações policiais em grupos de whatsApp é crime"