MAIS LIDAS
VER TODOS

segurança

Agentes de trânsito são treinados para o uso de 'tasers' em Apucarana

Equipamento é conhecido pela sua efetividade de cessar agressões de baixo e médio risco

Da Redação

·
Agentes treinam para uso de pistolas elétrico incapacitantes
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Agentes treinam para uso de pistolas elétrico incapacitantes
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.03.2024, 17:45:50 Editado em 08.03.2024, 17:47:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Agentes de Trânsito de Apucarana passaram por um curso de capacitação para o uso de pistolas elétrico incapacitantes – conhecidas popularmente como taser. Trata-se de um equipamento de menor potencial ofensivo, usado em várias forças de segurança pelo país, sendo conhecido pela sua efetividade de cessar agressões de baixo e médio risco, sem ameaçar a vida ou a integridade do agressor, dando tempo suficiente para os agentes fazerem sua completa imobilização.

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac destaca que os agentes de trânsito e também a Guarda Civil Municipal (GCM) vêm recebendo veículos e equipamentos. “Dentro de um planejamento da gestão, estamos investindo para otimizar e reforçar o trabalho no trânsito e na segurança pública em Apucarana”, cita o prefeito Junior da Femac.

-LEIA MAIS: Câmera flagra momento que homem furta farmácia em Apucarana

continua após publicidade

Ele lembra que em janeiro a GCM recebeu mais seis viaturas e, ao mesmo tempo, foram convocados mais 25 guardas civis municipais, que passaram em concurso. E agora, os agentes de trânsito estão em treinamento para uso de novos equipamentos.

O prefeito Junior da Femac lembra ainda que o curso de capacitação está inserido dentro de um planejamento de capacitação continuada proposto pela Superintendência de Trânsito, Transporte e Segurança, comandada pelo Policial Militar recém aposentado, tenente-coronel Marcos José Facio.

Além deste curso, os agentes já foram capacitados no atendimento pré-hospitalar tático e ainda, em breve, participarão de treinamento para o uso de espargidor de pimenta. “Essas ações demonstram o comprometimento que administração tem com a segurança pública municipal, capacitando seus servidores para a prestação de um serviço de excelência à comunidade”, frisa Facio.

continua após publicidade

O curso foi ministrado pela Guarda Civil Municipal (GCM), que já utiliza o equipamento há vários anos e vem comprovando sua efetividade no atendimento às ocorrências. De acordo com Reinaldo Donizete de Andrade, comandante da GCM, o treinamento é ministrado em dois dias e tem duração de 20 horas. O curso visa habilitar e preparar os agentes para o uso correto do equipamento e abordou temas como legislação, uso diferenciado da força, procedimentos operacionais e conhecimento técnico do equipamento, entre outros.

No final do curso, os agentes são submetidos ao choque, fazendo parte da grade curricular obrigatória, servindo também como função didática, com o objetivo de que o agente sinta os efeitos causados pelo disparo.

O ARMAMENTO – A arma utilizada na capacitação dos agentes é de fabricação nacional, produzida pela empresa Condor – Tecnologias não Letais, modelo Spark Z 2.0, que dispara dardos eletrificados, a uma distância de 6 a 8 metros, dependendo do cartucho utilizado, usando uma alta voltagem, que pode chegar aos 50.000 volts e uma baixa amperagem de 0,0021mA, com duração de 5 segundos, garantindo a total incapacitação do agressor, agindo em seu sistema neuromuscular.

LEGISLAÇÃO – O tenente-coronel Facio afirma ainda que o equipamento tem uso e porte permitido aos operadores de segurança pública. “Os Agentes de Trânsito estão inseridos na Constituição Federal de 1988 no art. 144 – que versa sobre a segurança pública do país -, onde são tratados como responsáveis pela preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas, reforçado ainda, pela Lei 13675/18, que instituiu o Sistema Nacional de Segurança Pública, citando-os como integrantes operacionais desse sistema. Nessa toada, a Lei 13060/14, deixa claro que, todo operador de segurança pública, deverá portar meios não letais durante suas atividades”, explica Facio.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Agentes de trânsito são treinados para o uso de 'tasers' em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!