A Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) celebrou nesta segunda-feira (5) seus 40 anos de fundação com uma grande festa e o anúncio de uma nova sede. Fundada em 5 de maio de 1985, a entidade é referência no atendimento a pessoas com deficiência física, congênita ou adquirida, e atende pacientes de toda a 16ª Regional de Saúde do Paraná. (Veja as entrevistas abaixo).
📰 LEIA MAIS: Movimento Mães Intercessoras de Apucarana comemora 20 anos
Durante o evento, o prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), destacou a importância da entidade para o município e para o Estado.
“O orgulho de poder ser prefeito de Apucarana nesse momento histórico, de 40 anos da Adefiap. Conheço a história de luta da Adefiap desde menino. Minha mãe, por muitas vezes, me trouxe na entidade porque ela vinha cortar cabelos, fazer um trabalho voluntário. Dona Emília Cretuchi, saudosa Emília, teve o prazer de conviver com o Baré, o primeiro presidente da entidade, que hoje é nosso servidor público. Depois de 11 anos de uma disputa judicial injusta, assinamos o termo de posse dele. Ele tem um dos braços amputado, mas trabalha com perfeição. A Adefiap é referência para o Paraná, e às vezes a gente nem tem ideia da dimensão. São 40 anos, metade da história de Apucarana é com a Adefiap. Fiz questão de trazer todos os nossos secretários para este evento, para reafirmar nosso compromisso com uma gestão acolhedora, inclusiva e de respeito ao próximo. Parabéns à Adefiap, viva Apucarana!”, declarou o prefeito.
Atualmente, a entidade possui cerca de dois mil associados e realiza uma média de 150 atendimentos por dia. Com o crescimento da demanda, a diretoria anunciou a construção de uma nova sede, em um terreno próximo à rodoviária, que permitirá ampliar os serviços prestados. A Adefiap passará a atuar como centro especializado em três tipos de deficiência: física, visual e intelectual.
O presidente da Adefiap, Paulo Antônio da Silva, comentou a conquista e os planos futuros:
“Quarenta anos de história. O prefeito falou bem: metade da história de Apucarana tem a presença da Adefiap. Isso nos enche de gratidão. Temos uma equipe que trabalha duro todos os dias. A construção da nova sede é um sonho antigo, planejado há mais de 30 anos. O espaço atual, construído em 2013, já não comporta mais nossa estrutura. Para sermos credenciados como um CER III (Centro Especializado em Reabilitação do tipo III) e atender três tipos de deficiência, precisamos de um espaço maior. A terraplanagem já foi feita, as plantas estão prontas e o projeto já foi protocolado na Secretaria de Estado da Saúde. A previsão é que leve cerca de três anos, mas acreditamos que vai sair do papel em breve”, afirmou.
Entre os presentes na comemoração, estava Wesley Valério Gomes, de 35 anos, que foi atendido pela entidade após um acidente em 2013 e hoje faz parte da equipe da Adefiap.
“A minha trajetória aqui dentro foi maravilhosa. Quando cheguei, era um prédio antigo. Vim em cima de uma maca, sem conseguir levantar a mão. Fiz terapias aqui e na FAP. Hoje sou grato a todos que me ajudaram. A Adefiap é tudo na minha vida. Existia um Wesley antes da Adefiap e um Wesley depois. Recebi o convite do Paulo para integrar a equipe e aceitei na hora. Aqui, todos fazem o bem ao próximo”, relatou emocionado.
Representando o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, participou da cerimônia a vereadora Simone Sponton, mãe de uma criança autista e defensora da causa da inclusão.
Deixe seu comentário sobre: "Adefiap celebra 40 anos com anúncio de nova sede em Apucarana"