Pacientes dos setores exclusivos para tratamento da Covid-19 do Hospital da Providência, em Apucarana, contam com o Prontuário Afetivo e Minibiografia para proporcionar mais uma dose de amor durante enfrentamento e tratamento da doença.
As ações de humanização são realizadas pelas equipes multiprofissionais presentes dos setores. “Temos pacientes que são mais comunicativos e outros mais quietinhos e, analisamos o que cada um precisa para se sentir menos ansioso durante o período de internação”, afirma Mariana, psicóloga do setor covid.
A Minibiografia busca contar sobre o paciente antes do internamento, desse modo a equipe consegue interagir melhor, falando de assuntos que interessam a eles.
Já o Prontuário Afetivo mostra os gostos do paciente e as pessoas de quem ele é mais próximo. “Com essas informações podemos colocar fotos deles antes da covid-19 e de quem amam próximo ao seu leito, para que se sintam mais confortáveis e lembrem que há pessoas esperando por eles”, finaliza a psicóloga Mariana.
A paciente Célia Regina Martins Rodrigues ficou internada por cinco dias na UTI do setor exclusivo para Covid-19, gestante de cinco meses, a preocupação que sentia era muito grande. “Estava com muita ansiedade e a equipe tentava me acalmar, essas ações e as pessoas ali do setor me ajudaram a me sentir melhor”, afirmou.
Na alta hospitalar, Célia comemorou e agradeceu a Deus. “A minha família estava em constante oração, foi um milagre”, finaliza.
Deixe seu comentário sobre: "Ações de humanização ajudam pacientes com Covid"