MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Acidentes de trânsito caem até 26% em Apucarana e Arapongas

Os números do ‘Placar da Vida’ revelam uma queda considerável no número de acidentes de trânsito registrados nos dois maiores municípios da região no período de janeiro a agosto deste ano. Em Apucarana e Arapongas foram menos acidentes e feridos no períod

Da Redação

·
Acidentes de trânsito caem até 26% em Apucarana e Arapongas
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.09.2020, 10:27:02 Editado em 30.09.2020, 10:27:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os números do ‘Placar da Vida’ revelam uma queda considerável no número de acidentes de trânsito registrados nos dois maiores municípios da região no período de janeiro a agosto deste ano. Em Apucarana e Arapongas foram menos acidentes e feridos no período no comparativo com o mesmo período do ano passado.

continua após publicidade

Em Arapongas, no ano passado, foram 728 acidentes contra 532 neste ano, uma redução de 26%. Acompanhando a redução de acidentes, o número de feridos caiu 27,6%, passando de 438 no ano passado para 317. De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito de Arapongas Paulo Sergio Argati, a pandemia pode ter influenciado os números.

“Acredito que a diminuição dos acidentes tem a ver com a quantidade menor de veículos circulando nas ruas no período mais crítico de isolamento social. Aliado a isso, também poderia destacar um trabalho significativo na melhora da sinalização da cidade e também das fiscalizações de trânsito. Realizamos um trabalho conjunto com a polícia militar identificando os locais com maior ocorrência de acidentes e aumentamos a presença física dos agentes ali”, destacou.

continua após publicidade

Mesmo com a queda nos acidentes, o número de mortes ficou um pouco acima do que no ano passado: de 5 registros no ano passado, passou para 6 este ano. Para o secretário esses números não representam omissão do poder público. “Percebemos que na maioria dos casos se trata de fatalidade mesmo, e apesar de lamentarmos qualquer óbito que ocorra em nossa cidade, podemos dizer que não houve um aumento expressivo”, disse o secretário.

As motocicletas continuam sendo um fato de preocupação no trânsito araponguense. Dos 532 acidentes registrados no ano, 285 tiveram envolvimento de motos, o que representa 53% do total. Para o secretário, o perfil da cidade contribui para este número. “Nossa cidade tem hoje quase 20 mil motocicletas registradas, um número grande, e o fato de nossa cidade ser bastante plana e bem sinalizada, faz com que alguns motociclistas acabem desenvolvendo uma velocidade maior nas vias e se envolvendo em acidentes”, considerou Argati.

Apucarana

continua após publicidade

Em Apucarana o trânsito também está menos violento neste ano. Foram 637 registros de acidentes de janeiro a agosto de 2019 contra 543 neste ano, uma queda de 14%. As motocicletas representam 47% do total de acidentes registrados. A queda no número de óbitos é mais expressiva: foram 7 mortes no trânsito no ano passado contra 2 este ano. O número de feridos também recuou, passando de 390 para 281 vítimas, uma queda de 28%.

Para o superintendente Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) Carlos Mendes os investimentos em infraestrutura aliados a menor circulação de veículos por conta da pandemia influenciaram a queda.

“Destaco as melhorias em sinalização e iluminação em toda a cidade como ponto crucial para a redução de acidentes e mortes, pois essa infraestrutura naturalmente aumenta a segurança no trânsito. É claro que a pandemia também pode ter influenciado, já que a circulação de pessoas nas ruas também diminuiu. Sobre as motocicletas, elas são alvo da atenção das autoridades por ser um veículo onde o condutor fica mais exposto, sofrendo as piores consequências de acidentes. Operações direcionadas para reduzir acidentes com motocicletas estão sendo realizadas com bastante frequência, tanto por parte da PRF, PM e município”, argumentou Mendes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Acidentes de trânsito caem até 26% em Apucarana e Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!