MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Acidentes de trânsito aumentam 165%; com motos, alta é de 183%

Dados do Corpo de Bombeiros apontam aumento de colisões, capotamentos e atropelamentos em Apucarana entre 2022 e 2023

Da Redação

·
Número de acidentes dispara em Apucarana
Icone Camera Foto por TNOnline
Número de acidentes dispara em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.10.2023, 15:41:23 Editado em 24.10.2023, 15:45:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O aumento do número de acidentes de trânsito atendidos pelo 11º Grupamento de Bombeiros (11º GB) em Apucarana (PR) chega a 145% no intervalo do último ano. Entre 1º de janeiro e 23 de outubro de 2023, a corporação registrou 421 ocorrências do tipo na cidade contra 172 no mesmo período do ano passado.

continua após publicidade

Os dados foram consultados pelo TNOnline no sistema de ocorrências do Corpo de Bombeiros na internet (https://www.bombeiros.pr.gov.br/). Os números envolvem capotamentos, colisões, atropelamentos e quedas de veículos, entre outras situações similares, em ruas do perímetro urbano e também em rodovias do município.

O aumento de acidentes com motos chama atenção: 183%. Foram 266 no período consultado em 2023 contra 94 no anterior em 2022.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Carreta atinge poste de energia próximo à Caramuru

O sistema aponta ainda dois óbitos no local de atendimento de janeiro a outubro de 2022 contra 10 no mesmo período em 2023, uma alta de 400%. Os dados não levam em consideração as mortes em hospitais. Os números também não trazem os atendimentos feitos exclusivamente pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), que também atende traumas no trânsito.

A tenente Ana Paula Zanlorenzi, do 11º GB, afirma que o aumento de acidentes pode ter relação com fatores climáticos. “Então, por exemplo, se temos alguns dias de muita chuva, a pista fica molhada e também há quedas de árvores em vendavais, como tivemos recentemente. Isso tudo acaba interferindo no trânsito”, assinala a oficial.

continua após publicidade

Outro aspecto apontado é o mau comportamento de muitos motoristas, que não se atentam às regras de trânsito e às normas de segurança. “Temos ainda, infelizmente, a questão das pessoas que ingerem bebida alcoólica antes de dirigir e acabam ocasionando acidentes, além do excesso de velocidade em determinadas vias”, pontua, citando também a falta de uso de cinto de segurança e também o uso inadequado de capacetes.

Ana Paula destaca a importância da direção defensiva e da prevenção no trânsito. “No que se refere às causas que envolvem as pessoas, a gente pede que os motoristas e motociclistas reflitam sobre isso e mudem atitudes e gestos, como o uso do cinto de segurança, do capacete de forma adequada, de colocar as crianças na cadeirinha no banco de trás... São cuidados e atitudes que ajudam a salvar vidas”, diz a tenente, reforçando a importância de manter a empatia no trânsito.

Outro aspecto é o aumento da frota na cidade. Apucarana conta atualmente com 92.548 veículos emplacados na cidade, segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Acidentes de trânsito aumentam 165%; com motos, alta é de 183%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!