MAIS LIDAS
VER TODOS

TERÇA-FEIRA

Abertura de lojas durante Carnaval divide opiniões em Apucarana

Empresas que decidirem abrir devem pagar abono de R$ 30 aos funcionários que terão direito a um dia de folga

Da Redação

·
Algumas empresas vão abrir outras optaram por deixar seus comércios fechados devido aos custos extras
Icone Camera Foto por tnonline
Algumas empresas vão abrir outras optaram por deixar seus comércios fechados devido aos custos extras
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2024, 17:47:15 Editado em 08.02.2024, 18:19:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A abertura de lojas do comércio de Apucarana na terça-feira (13) de Carnaval está dividindo opiniões entre os empresários da cidade. Isso porque os lojistas têm maior flexibilidade para escolher se abrem ou não seus estabelecimentos. Essa decisão é diretamente influenciada pela última Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) 2023/2024 quando ficou acordado que as empresas que funcionarem na terça-feira deverão pagar um abono de R$ 30 para os empregados que também terão direito a um dia de folga a ser usufruída no prazo de até 30 dias.

continua após publicidade

Entre as lojas que vão aproveitar a oportunidade de ampliar o faturamento na terça-feira está a da empresária Vivian Marcato Chamorro. “Os empresários filiados ao Sindicato do Comércio varejista de Apucarana (Sivana) tem ciência das obrigações acordadas”, afirma.

- LEIA MAIS: Apucarana inicia entrega de 185 mil novas mudas de café a produtores

continua após publicidade

Já a empresária Patrícia Firmino não viu muita vantagem em abrir sua loja de roupas femininas na terça-feira devido ao custo extra. “Só vou abrir na segunda-feira e fechar na terça, porque tem custos e daí não compensa”, comenta. A empresária questiona o fato de terça-feira não ser considerado feriado, e ter de pagar o valor à parte ao funcionário que terá direito a um dia de folga.

Conforme Ediléia Crepaldi, diretora do Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap), o funcionamento é facultativo ao empresariado, obedecendo a previsão legal. “Nas Convenções Coletivas de Trabalho até de 2021 era vedado o trabalho na terça. Isso nem se discutia, embora seja facultativo, mas a gente tem a convenção coletiva que tem força de lei. Nos outros anos foram negociadas novas condições e no ano passado o comércio abriu mediante pagamento de hora extra, mas também foi facultativo”, explica.

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção, reitera que neste ano o lojista tem a liberdade de decidir se vai trabalhar ou não. "Antes a convenção vedava qualquer trabalho. Negociamos que o comercio não seria mais vedado, pois era obrigado a fechar em um dia que nem é feriado. Então o lojista de Apucarana tem essa opção de escolha", reforça. Poe esse motivo o Sivana divulgou nota comunicando que o comércio de rua, de Apucarana, abrirá normalmente na segunda (12) e na terça-feira (13).

continua após publicidade

Entretanto, Aída ressalta a importância dos empresários participarem das assembleias e das convenções para participarem das decisões. "Quando a gente se omite de algumas coisas, temos que acatar o que os outros decidiram", aponta.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Abertura de lojas durante Carnaval divide opiniões em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!