MAIS LIDAS
VER TODOS

FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Abandono de animais de estimação aumenta no final de ano

Moradores viajam por conta das férias e festas, deixando cães pelas ruas; prática representa crime de maus-tratos

Da Redação

·
Cemsa recolhe apenas animais que necessitam de tratamento médico-veterinário
Icone Camera Foto por TNonline
Cemsa recolhe apenas animais que necessitam de tratamento médico-veterinário
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2022, 18:37:04 Editado em 14.12.2022, 18:41:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Por causa das férias e festas de Natal e Ano-Novo, o abandono de animais vira um problema a cada final de ano. Em Apucarana, a situação não é diferente. O número de cães deixados pelas ruas aumenta e gera alerta das entidades e órgãos ligados à causa animal.

continua após publicidade

Andreia Sorpilli, presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap), afirma que a prática começa a partir do final de outubro. “Muitas pessoas saem para viajar e acabam abandonando os animais, infelizmente”, afirma. Segundo Andreia, a Soprap mantém atualmente cerca de 40 cães e 10 gatos em lares temporários.

"A gente não consegue dar conta sequer dos animais de rua e também precisamos lidar com esses cães que têm tutores. Recebemos nessa época do ano muitas ligações. São pessoas que ligam e comunicam que não vão ficar com os animais e pedem que a gente se vire. Para elas, o bichinho vira um incômodo", diz.

continua após publicidade

A presidente da Soprap assinala que falta conscientização de muitas pessoas. "É preciso se preparar para ter um animal de estimação, desde psicologicamente até financeiramente", assinala.

João Pedro Correa, diretor do Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa), de Apucarana, também faz um apelo contra o abandono de animais. Segundo ele, cães, principalmente, são deixados em "carreadores" de sítios e lugares mais distantes pela maioria das pessoas, que tentam fugir das gravações de câmeras de segurança no perímetro urbano. “Abandono de animais é tipificado como crime de maus-tratos pela lei 023/2021 e o responsável pode ser responsabilizado criminalmente, com pena de 2 a 5 anos”, comenta.

João Pedro, que é médico-veterinário, afirma que não há justificativa para esse tipo de comportamento. “As pessoas que vão viajar podem pedir para amigos ou familiares cuidarem dos animais ou mesmo encaminhar para hotéis especializados nesse tipo de serviço”, diz.

continua após publicidade

Ele explica que o Cemsa, que deixou de funcionar como canil em abril de 2021 e hoje atua como centro de saúde animal, apenas resgata animais com problemas de saúde. No caso de cães e gatos saudáveis, o encaminhamento para adoção é feito por ONGs.

Atualmente, o Censa abriga 170 cães e 85 gatos, que estão disponíveis para adoção após tratamento. Segundo o Censa, uma média de três animais é resgatada diariamente após atropelamentos, bicheiras e outros problemas médico-veterinários.

O número de registros de maus-tratos segue alto, embora tenha caído em 2022. Foram 642 atendimentos no ano passado ( 53 por mês, em média) contra 470 neste ano até agora (40 por mês, em média).

Por Fernando Klein

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Abandono de animais de estimação aumenta no final de ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!