Apucarana

A rotatória do São José ganha sistema com lâmpadas LED

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia A rotatória do São José ganha sistema com  lâmpadas LED
fonte: Divulgação
A rotatória do São José ganha sistema com lâmpadas LED

A “rotatória do São José”, recém construída pela prefeitura na Rua Padre Severino Cerutti, teve o sistema de iluminação ativado neste final de semana. Os trabalhos de fixação dos postes e instalação das luminárias, conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), durou cerca de 10 dias. “Além da utilização de postes de concreto já existentes, foram fixados outros 14 postes de aço que, juntos, sustentam 45 luminárias de LED com a potência de 190 watts”, detalha o engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, diretor-presidente do Idepplan.

continua após publicidade

O investimento, frisa o prefeito Júnior da Femac, garante mais segurança para veículos e pedestres. “A rotatória vem cumprindo com sua missão, dando maior fluidez ao trânsito, agora com a implantação deste moderno sistema de iluminação, a região ficou muito mais segura e valorizada”, pontua o prefeito, que é engenheiro civil.

Implantada junto à Praça Duque de Caxias, nas proximidades do Colégio São José, Júnior lembra que a rotatória era uma necessidade antiga deste ponto específico. “Principalmente em horários de pico, aonde na altura da praça veículos se cruzavam em seis sentidos”, contextualiza o prefeito.

continua após publicidade

Com relação ao novo sistema de iluminação, o diretor-presidente do Idepplan, Lafayete do Santos Luz, explica que nos corredores de acesso foram utilizados os postes de concreto já existentes, com a devida substituição das luminárias antigas. “O novo sistema, com a fixação de 14 postes de aço e lançamento de cabos de energia contemplou as ilhas e a rotatória como um todo. Uma iluminação robusta, de qualidade, que alia tecnologia e eficiência, com a presença de super lâmpadas LED”, detalha Luz.

O projeto de remodelação da Praça Duque de Caxias prevê ainda trabalhos complementares que estão em fase de execução, “como construção de calçadas, plantio de grama, além de toda a urbanização do logradouro com paisagismo, mobiliário urbano e a implantação dos monumentos em alusão a São José Marello e aos 100 anos dos Josefinos no Brasil”, completa Carlos Mendes, superintendente do Idepplan.