MAIS LIDAS
VER TODOS

VIOLÊNCIA

A cada duas horas, uma criança é atendida pelo Conselho Tutelar de Apucarana

O isolamento social e o confinamento em casa durante a pandemia do novo coronavírus fizeram os casos de violência e negligência contra crianças e adolescentes dispararem. Em Apucarana, o Conselho Tutelar realizou, em média, um atendimento a cada duas hora

Da Redação

·
A cada duas horas, uma criança é atendida pelo Conselho Tutelar de Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2020, 13:22:02 Editado em 22.10.2020, 13:21:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O isolamento social e o confinamento em casa durante a pandemia do novo coronavírus fizeram os casos de violência e negligência contra crianças e adolescentes dispararem. Em Apucarana, o Conselho Tutelar realizou, em média, um atendimento a cada duas horas no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho, foram 2.135 atendimentos, cerca de 12 por dia. Somente em junho foram 543 casos.

continua após publicidade

Conforme o Conselho Tutelar, os atendimentos mais comuns envolvem infrequência escolar, seguido de orientações de regularização de guarda, violência sexual, atos infracionais e abandono de incapaz, situação que ocorre quando pais ou responsáveis deixam os menores em casa sozinhos, ou se encontram sob efeito de álcool e outras drogas e não conseguem dar assistência necessária.

“Em abril, registramos 231 atendimentos, um número um pouco menor, pois por causa da pandemia estávamos atendendo remotamente e apenas os casos mais urgentes. Com o nosso retorno na sede do conselho, a procura aumentou muito. Atendemos denúncias o dia todo. Algumas denúncias são encaminhadas para a polícia, outras para assistência jurídica por meio advogados. Nós vamos recebendo os casos e envolvendo as áreas responsáveis”, detalha Juliane Lima, conselheira tutelar.

continua após publicidade

Dos 2.135 atendimentos, cerca de 20% envolve ocorrências relacionadas a casos de abuso sexual, que são considerados atendimentos de prioridade máxima no conselho. “Quando recebemos uma denúncia desses crimes, largamos tudo e vamos atrás. É prioridade e fazemos o encaminhamento para delegacia, se preciso para o hospital”, explica.

A conselheira lembrou os casos envolvem visitas nas casas das famílias. “Realizamos visitas constantes também. Vamos até as casas conversar com os pais, ver o ambiente familiar que a criança vive, ter uma visão do que está acontecendo. Somos atualmente em cinco conselheiros, quatro sempre estão na sede e um de noite no plantão. Não paramos, temos sempre muito serviço e cada atendimento demora em média duas horas”, finaliza.

SERVIÇO

O Conselho Tutelar de Apucarana funciona na Rua Osório Ribas de Paula n 697 Centro. Tel: (43) 99654 8817

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "A cada duas horas, uma criança é atendida pelo Conselho Tutelar de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!