MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

78 pessoas morreram por Covid-19 neste mês em Apucarana

78% dos óbitos registrados neste mês são de pessoas com menos de 60 anos

Da Redação

·
78 pessoas morreram por Covid-19 neste mês em Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.06.2021, 16:08:28 Editado em 22.06.2021, 16:18:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um levantamento da prefeitura de Apucarana mostra que 78 óbitos pessoas já morreram pela Covid-19 neste mês e que 78% das mortes são de pessoas com menos de 60 anos. Os dados são referentes ao período de 1 a 21 de junho.

continua após publicidade

No começo da pandemia, a maioria dos infectados tinha acima de 50 anos. Agora, a faixa etária com maior quantidade de diagnósticos positivos por Sars CoV-2 é a dos 30 a 39 anos, com 466 casos (22,64%), seguida pela faixa dos 20 a 29 com 420 (20,4%), e depois a dos 40 a 49 anos, com 380 casos (18,4%). Juntos, os casos entre idosos com mais de 70 anos não representam 3% do total de 2.058 diagnósticos registrados até o dia 20 de junho.

Conforme o levantamento, a faixa etária mais atingida é a de 50 a 59 anos, com 28 óbitos que correspondem a 35,8% do total. Já as pessoas com idades entre 40 a 49 anos representam 23% das mortes por Covid. Mortes de pessoas entre 60 até 89 representam 21%.

continua após publicidade

Os números mostram uma mudança de perfil da pandemia. Quando a conta é feita no total de óbitos acumulados, as vítimas idosas são maioria. O relatório mostra 110 óbitos entre pessoas com idades de 60 a 69, o que representa 26% dos 417 óbitos. Em relação aos diagnósticos positivos, a doença acometeu um número maior de pessoas entre 30 a 39 anos, com 3.362 (22,2%) infectados. Na sequência estão jovens de 20 a 29 anos com 3.100 (20,5%).

De acordo com o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) Roberto Kaneta, o deslocamento dos casos de covid para faixas etárias mais jovens é um efeito da vacinação nos grupos prioritários com idades entre 60 a 89 anos, que no começo da pandemia concentravam a maior parte dos casos confirmados e óbitos. “Uma vez imunizado, o grupo passará a ter quantidade menor de casos e mortes. É natural que a doença se desloque para outras faixas etárias que ainda não foram imunizadas”, reitera.

Kaneta afirma que o avanço da vacinação é o grande responsável por essa mudança no perfil das pessoas infectadas e mortas pela doença. Ele concorda que existem variantes circulando no município, contudo, não há como afirmar que mutações mais agressivas do vírus estão provocando o aumento de casos em pessoas mais jovens.

continua após publicidade

DECLÍNIO NOS CASOS

Em meio ao avanço no número de casos e mortes no Paraná, chama atenção que Apucarana está registrando um declínio nos dados relativos ao coronavírus. Após enfrentar um período com altos índices diários de casos, com pico de até 170 diagnósticos e 11 mortes em apenas um dia, o município vem registrando, nos últimos dez dias, uma média de 60 casos por dia.

“Nos últimos boletins observei que o município teve uma redução significativa tanto nos números de novos diagnósticos, mortes, atendimentos no Pronto Atendimento do Coronavírus e também no número de internamentos nos leitos para covid-19. Esperamos continuar com esse declínio”. Ontem, Apucarana registrou 41 novos casos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "78 pessoas morreram por Covid-19 neste mês em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!