MAIS LIDAS
VER TODOS

REDES MÓVEIS

5G em Apucarana e Arapongas: entenda o que significa

Consultor do Sebrae Apucarana explica o impacto gerado com a chegada da nova tecnologia

Da Redação

·
Tecnologia 5G pode é considerada a evolução do padrão tecnológico para serviços móveis, pois permite uma alta taxa de transmissão de dados com um tempo de resposta muito menor
Icone Camera Foto por TNONLINE
Tecnologia 5G pode é considerada a evolução do padrão tecnológico para serviços móveis, pois permite uma alta taxa de transmissão de dados com um tempo de resposta muito menor
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.02.2023, 11:27:50 Editado em 25.02.2023, 11:27:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou as operadoras de celular a explorarem a rede 5G em Apucarana, Arapongas e em mais 345 municípios brasileiros a partir desta segunda-feira. O órgão regulador estabeleceu um calendário de disponibilização por faixa de habitantes, a começar pelas capitais e cidades com mais de 500 mil moradores. Nos dois maiores municípios da região, o prazo máximo estabelecido pela Anatel é de quatro anos.

continua após publicidade

De acordo com o consultor do Sebrae, Tiago Cunha, no cronograma Apucarana e Arapongas aparecem com funcionamento até 31 de julho de 2027, entretanto, o processo pode acontecer mais cedo. “Depende muito da disponibilidade das próprias operadoras que ganharam a concessão para trabalhar com sinal 5G no Brasil de ter infraestrutura para disponibilidade desses sinais. Dentro do cronograma existe um limite. Em Apucarana este processo pode acontecer mais cedo, pois a Anatel tem atualizado constantemente o cronograma, devido a adequações necessárias na implantação do projeto”, afirma.

- LEIA MAIS: Anatel libera sinal de telefonia 5G para Apucarana e Arapongas

continua após publicidade

Para agilizar a chegada da tecnologia, a prefeitura de Apucarana criou uma comissão que trabalha na estruturação do município, com adequação das antenas, disponibilidade de novos locais para instalação de antenas e readequação da legislação para utilização imediata da rede assim que houver a liberação por parte da Anatel.

Cunha destaca que a chegada do 5G em Apucarana irá impactar diretamente na criação de novos modelos de negócio por meio do programa Conecta, iniciativa que fomenta inovação e tecnologia, facilitando a digitalização do município em todos os aspectos. Atualmente o Conecta através da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia) discute junto ao poder municipal a instalação da lei de Sandbox, que facilitará o acesso a empresas de tecnologia que necessitam fazer teste de equipamentos e serviços digitais.

A chegada do 5G potencializará o surgimento destes novos negócios no município. O Conecta vem trabalhando incessantemente a estruturação de um projeto para Cidades Inteligentes e vem dialogando com a prefeitura para a preparação do Município para receber a tecnologia”, assinala.

continua após publicidade

PADRÃO ELEVADO

Cunha explica que a tecnologia 5G pode é considerada a evolução do padrão tecnológico para serviços móveis, pois permite uma alta taxa de transmissão de dados com um tempo de resposta muito menor. Além disso, a utilização da rede 5G, ampliará e diversificará a utilização de dispositivos conectados à internet, conceito este denominado como ‘internet das coisas’.

“Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas. E terão impactos positivos em diversos setores como segurança pública, educação a distância, na indústria através da automação industrial, na agricultura e também contribuir com o conceito de cidade inteligente, transformando a forma como pessoas e organizações irão se relacionar, impulsionando assim a transformação digital”, destaca Cunha.

Segundo a Anatel, 487 municípios brasileiros já têm liberação para as operadoras disponibilizarem a faixa de 3,5 GHz, que possibilita a exploração da nova tecnologia de telefonia celular, com mais velocidade no trânsito de dados.

A tecnologia já está disponível para 40% da população brasileira. Para acessar os serviços, entretanto, é preciso ter aparelhos de celular compatíveis.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "5G em Apucarana e Arapongas: entenda o que significa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!