Apucarana

De olho na rede

Da Redação ·
 De olho na rede
fonte: Tribuna do Norte
De olho na rede

Depois de uma trégua às páginas eletrônicas governamentais, o mundo assistiu nos últimos dias a uma série de ataques de hackers na internet. Os piratas de computador invadiram servidores da CIA, agência de inteligência americana, derrubaram o acesso a sites do governo brasileiro, como o da Presidência da República e o da Receita Federal, e até noticiaram, através do Twitter da Fox News, a morte do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

continua após publicidade

Estas ações virtuais contra páginas até então consideradas seguras na rede chamam atenção para a necessidade constante que internautas têm em proteger seus dados e computadores. O coordenador do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Apucarana (FAP), Lisandro Modesto, aponta que os riscos da internet não estão apenas nas compras feitas pela rede. “O problema está no uso de sites que não são seguros, não têm uma certificação”, diz.

Ele salienta que é preciso cuidado até na utilização do correio eletrônico, o e-mail. “Nunca devemos abrir e-mails de desconhecidos com anexos, que contêm mensagens em Power Point, vídeos. Enquanto a mensagem passa, um software malicioso pode ser instalado na sua máquina”, alerta.

continua após publicidade

Para garantir mais segurança à navegação na internet, Modesto recomenda ainda a instalação de um bom antivírus no computador, além de manter o fire-wall, dispositivo que regula o tráfego de dados entre redes distintas para impedir a transmissão ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra, sempre ativo.

(Leia reportagem completa na edição deste domingo no Jornal Tribuna do Norte - Diário do Paraná)