Apucarana

Saúde presta atendimento especial nos bairros

Da Redação ·

O Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf) completou dois anos de atividades em Apucarana. Lançado em dezembro de 2008 pelo Ministério da Saúde, o objetivo é apoiar as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) na rede de serviços e ao mesmo tempo ampliar as ações da atenção primária. O programa, no município, conta com 30 profissionais entre fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, médicos e educadores físicos, espalhados pelas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que desenvolvem ações de educação em saúde voltadas a toda comunidade apucaranense.

continua após publicidade

“O Nasf é um diferencial, um marco na saúde pública. Ele veio somar e ampliar as ações da Estratégia de Saúde da Família. Uma das vantagens é que os pacientes têm todos os atendimentos com fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, nutricionista, pediatra e ginecologista na própria Unidade Básica de Saúde”, explica a diretora geral da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Maria Neusa Sousa de Oliveira.

Segundo ela, o núcleo é um aliado na promoção da saúde e prevenção de doenças, reabilitação, além da humanização de serviços, educação permanente e promoção da integralidade através do seu quadro de profissionais. “Nosso objetivo ao longo desses dois anos vem sendo alcançado, pois estamos melhorando a qualidade de vida dos nossos pacientes, as condições físicas, mentais e sociais”, completa.

continua após publicidade

O núcleo, que integra o “Mais Saúde”, foi lançado contendo ações para ampliação da assistência e qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) até 2010. “Em nossa cidade temos os Núcleos que reúnem profissionais de diversas áreas que dão suporte ao trabalho já realizado pelo Saúde da Família e todos os atendimentos são gratuitos”, detalha a secretária Municipal de Saúde, Claudia Romagnoli. A Estratégia Saúde da Família conta hoje com 38 equipes e um total de 380 profissionais.

(Leia reportagem completa na edição deste domingo no Jornal Tribuna do Norte - Diário do Paraná)