Apucarana

Migração entre regiões muda no País

Da Redação ·
A encarregada Anastácia dos Anjos saiu do Sergipe há 12 anos: “Já me acostumei com Apucarana”
fonte: Tribuna do Norte
A encarregada Anastácia dos Anjos saiu do Sergipe há 12 anos: “Já me acostumei com Apucarana”

As migrações entre as regiões do Brasil mudaram. Segundo uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Nordeste deixou de ser a principal área de emigração do País, enquanto São Paulo tem perdido o potencial de atração das últimas décadas. Prova disso é que, entre 2004 e 2009, a região Sudeste teve mais emigrantes do que imigrantes (12,4 mil) e o Nordeste tem perdido uma população em escala menor.

continua após publicidade

Ao mesmo tempo, o fluxo de imigrantes e emigrantes é praticamente igual na maioria dos estados brasileiros. Em Apucarana, o jornalista e historiador Francisco Soares Dias Sobrinho recorda que os mineiros e os paulistas foram os desbravadores da região. “Na época, suas lavouras de café não produziam o suficiente e eles tiveram a notícia da fertilidade da terra roxa da região”, conta.

continua após publicidade


Hoje, no entanto, outros fatores têm funcionado como isca para trazer novos moradores para cidade. A professora gaúcha Carine Senger, 38 anos, se mudou para a cidade em busca de realização profissional. “Terminei meu mestrado no Rio Grande do Sul e tentei novas oportunidades por todo o Brasil. Fui aprovada no concurso da Fecea e estou há três anos na cidade”, relata ela.