Apucarana

Cocap quer receber pelo lixo coletado

Da Redação ·

Cocap quer receber pelo lixo coletad
CONTRIBUIÇÃO„ Cooperativa de catadores de material reciclável pressiona Prefeitura para instituir repasse fixo pelo serviço realizado
Sérgio Rodrigo
COOPERATIVA argumenta que trabalho deles é de utilidade pública e melhora as condições do aterro
ELÓI DE SOUZA
DE APUCARANA

continua após publicidade

A Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap) vai requerer da Prefeitura um repasse mensal pela coleta de materiais recicláveis. A posição foi anunciada ontem, em solenidade de entrega de equipamentos para o barracão (ver box), e surge depois da administração suspender, na semana passada, o processo de licitação em andamento que escolheria a empresa responsável pela coleta de lixo doméstico na cidade. A publicação do novo edital está prevista para 2012.
A cooperativa argumenta que a Lei de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) entende que também executa um serviço para o município e deve ser remunerada por isso. “Pela lei, os municípios têm que ajudar as cooperativas de reciclagem. É a questão da sustentabilidade e tirar da miséria os catadores. Hoje os cooperados não conseguem recolher o INSS. Este repasse seria apenas para custear estas despesas sociais e legais. Não é para a folha”, pontua o coordenador da cooperativa, Itamar Gomes de Oliveira.

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira da Tribuna do Norte - Diário do Paraná.