Apucarana

Tributarista fala sobre ISSQN em Apucarana

Da Redação ·
 Tributarista fala sobre ISSQN em Apucarana
fonte: Edson Denobi - Prefeitura de Apucarana
Tributarista fala sobre ISSQN em Apucarana

Mais de 100 pessoas de Apucarana e região participaram neste final de semana, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, da palestra “ISSQN: retenção na fonte junto aos tomadores e prestadores de serviços”. Uma iniciativa da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Apucarana, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas, a custo zero para os participantes, a palestra foi ministrada pelo tributarista e consultor municipal Roberto Tauil.

continua após publicidade

O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), que realizou a abertura dos trabalhos, disse dos objetivos municipais. “Temos que atender bem o cidadão, dar vazão às demandas da sociedade. E isso só é possível através da otimização da máquina pública, da qualificação dos profissionais para uma gestão de resultados”, salientou. Segundo ele, o treinamento – classificado por ele como aula – vai contribuir para que os “técnicos aprimorem os conhecimentos no sentido de realizar os lançamentos dos tributos de forma correta, dentro da lei, para não ter problema com o fisco”, concluiu João.

Com larga experiência na consultoria municipal, Roberto Trauil palestrou por cerca de três horas. “O conteúdo que trouxe para compartilhar em Apucarana contribui para que os contadores, os técnicos, possam conhecer a legislação mais a fundo, pondendo continuar a prestar bons serviços para seus clientes, suas empresas”, disse Tauil.

continua após publicidade

Direcionado a contadores, assistentes contábeis, empresários, acadêmicos universitários, advogados, fiscais tributários e outros interessados sobre a temática do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), a iniciativa de trazer o consultor para falar sobre o tema foi encabeçada pelo secretário Municipal da Fazenda, professor Luiz Sérgio Hilário.

“Este é um tema importante para o município, pois o ISS é um imposto cujo recurso se configura como próprio da prefeitura”, disse Hilário. Ele destaca que desde 2009 a administração municipal tem apostado na política da educação fiscal de seu público alvo. “Os avanços acontecem a partir do diálogo, do entendimento. Procuramos sempre munir as pessoas de informação, Com orientação chegamos aos nossos objetivos”, destacou o secretário.

Quem é

continua após publicidade

Roberto Tauil graduou-se em advocacia em 1969, pela Universidade Federal Fluminense, especializando-se na área tributária. Atuou na Secretaria de Fazenda do antigo Estado da Guanabara; foi Auditor da Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural – ABCAR; ocupou o cargo de vice-presidente do Citibank – Filial Rio de Janeiro; foi Diretor de Crédito na área bancária do Grupo Sharp e vários outros cargos de diretoria em instituições financeiras.

Foi Subsecretário de Fazenda no Município de São Gonçalo onde atuou por nove anos. É especialista em Administração Pública, especialista em Docência Superior, Pós-Graduado pela Universidade Estácio de Sá, além de vários outros cursos e treinamentos no campo financeiro e tributário, tendo longos anos de experiência na condução de treinamento em Gestão Fazendária Municipal.