Apucarana

Vacinação contra a Gripe tem continuidade em Apucarana

Da Redação ·
Populares aguardam atendimento no PAM
fonte: Tribuna do Norte
Populares aguardam atendimento no PAM

A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana dá sequência a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada no dia 25 de abril.

continua após publicidade

Este ano, o Ministério da Saúde está realizando uma campanha única. A vacina oferecida ao público alvo, também definido pelo MS, é trivalente e protege contra os principais vírus que circula no hemisfério sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), H3N2 (gripe sazonal) e sazonal A. “Mais uma vez reforçamos que nesta campanha estão sendo imunizados: idosos (acima de 60 anos) e populações indígenas, também crianças entre seis meses e menores de dois anos e gestantes (em qualquer período gestacional). Quem estiver dentro desta faixa, pode procurar uma UBS com sala de vacina até o dia 13 de maio, para receber o imunizante. Sempre alcançamos as metas propostas pelo Ministério da Saúde e creio que esse ano não será diferente. Em 2010 atingimos 100% da população proposta”, reforça a diretora geral da Autarquia Municipal de Saúde, Maria Neusa Sousa de Oliveira

continua após publicidade

Gelcy Marchini, coordenadora do departamento de Vigilância Epidemiológica, explica que a campanha segue em ritmo satisfatório. “Estamos recolhendo os boletins nas UBS para fazermos uma avaliação pela procura da vacina. Mas sabemos que a adesão está excelente tanto por parte dos idosos, como gestantes e pelas mamães que levam seus filhos receber a vacina nas UBS. Pedimos a este público alvo que não deixe de tomar a dose contra a Gripe. Para adultos e gestante a vacina está sendo feita em dose única e para crianças com idade entre seis meses e menores que 2 anos, em duas doses. Temos ainda duas semanas de vacinação”, detalha Gelcy.

Documentação
A meta, em Apucarana, é imunizar 80% de 19.689 pessoas priorizadas pelo Ministério da Saúde. Para tomar a vacina, os idosos e gestantes deverão apresentar um documento com foto. Pode ser carteira de motorista ou RG. Já para as crianças, as mamães deverão apresentar a carteira de vacinação. Elas irão tomar duas doses.

continua após publicidade

Vacinação será feita durante todo o sábado
A vacina está disponível, durante a semana, apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 08h30 às 16h30. “No próximo sábado (07/05) estaremos disponibilizando a vacina, durante todo o dia, nas UBS com sala de vacina”, adianta. A campanha será encerrada dia 13 de maio.

Veja os locais de vacinação:
Central de Vacina – atrás do Lagoão
UBS Ana Maria Peppato – Jardim Trabalhista
UBS Antônio Sacchelli – Jardim Colonial
UBS Padre Dominic Camileri – Caixa de São Pedro
UBS CSU – Parque Bela Vista
UBS Correia de Freitas
UBS Maria do Café – Jardim Ponta Grossa
UBS Eros Pacheco – Núcleo Afonso Camargo
UBS Miyoje Kogure – Jardim Aclimação
UBS Joaquim Trizotti – Núcleo Adriano Correa
UBS Leopoldo Hartwig Júnior – Vila Nova
UBS Mercedes Silva Moreno – Vila Regina
UBS Osvaldo Damin – Lago Jaboti
UBS Marcos Mascaro – Parigot de Souza
UBS Pedro Barreto – Vila Reis
UBS Raul Castilho Núcleo João Paulo
UBS Takaiti Miyadi – Núcleo Dom Romeu Alberti
UBS Walter Lazarini – Distrito de Pirapó
UBS Júlia Renckosviski – Marcos Freire
UBS Ivo Lenartovicz – Jardim América
UBS Valdecir de Paula – Jardim das Flores
UBS Orestes Marquito – Jardim Marissol
UBS Fouad Salomão – Bairro 28 de Janeiro
UBS João Mariotto – Vila Formosa