Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Prefeitura de Apucarana vai ofertar atendimento ortodôntico nas escolas municipais

.

Uma iniciativa inédita no município e que é realizada em poucas cidades do país, a prefeitura de Apucarana lançou nesta semana o Programa de Ortodontia na rede municipal de ensino. O atendimento de correção da posição dos dentes vai atender de forma totalmente gratuita alunos de 9 a 11 anos das 36 escolas municipais e será executado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). 

O ponto de partida do programa aconteceu nesta terça-feira na Escola Municipal Marcos Freire, no Jardim Ponta Grossa, quando o coordenador de Odontologia da AMS, Andre Gustavo de Lima e Silva, acompanhado da dentista da UBS Valdecir de Paula, com especialidade em ortodontia, Caroline Toledo, fizeram a triagem dos alunos do estabelecimento dentro da faixa etária de 9 e 11 anos.
“Dos 121 estudantes avaliados, 104 necessitam de tratamento ortodôntico. Esse procedimento, que será levado a todas as escolas municipais, tem como próximo passo o envio de um comunicado aos pais solicitando a autorização para o filho realizar o procedimento. A seguir, os responsáveis pelas crianças devem providenciar toda documentação ortodôntica, como radiografia e fotografia, sempre com a orientação da equipe da saúde e também sem custo algum para a família do aluno beneficiado”, explica Andre Silva.
Segundo a diretora a Escola Marcos Freire, Vânia da Silva Santos, a notícia da oferta gratuita de aparelhos ortodônticos foi recebida de forma positiva pelos alunos. “Todos reagiram com muita empolgação e alegria”, disse Vânia.
Segundo o vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, a expectativa é de que até o final do mês seja iniciada a instalação dos primeiros aparelhos ortodônticos nos alunos. “O atendimento oferecido pelo município não poderia deixar de incluir a manutenção mensal (ajustes no aparelho), ou seja, o acompanhamento padrão para que o tratamento tenha êxito”, observa Bachiega.
O prefeito Junior da Femac, que foi acompanhar a avaliação dos alunos na Escola Marcos Freire frizou que em Apucarana todas as crianças são prioridade da administração municipal, em especial nos atendimentos nas áreas da saúde e educação. “Esse programa de ortodontia nas escolas estava dentro do planejamento da gestão Beto Preto desde 2018 e agora está sendo colocado em prática. Precisamos que os pais e mães de nossos alunos façam sua parte, autorizando o tratamento, providenciando a documentação ortodôntica e depois levando seu filho para instalar o aparelho no Centro de Especialidades Odontológicas. É a família, a escola e a saúde, todos juntos cuidando de nossas crianças. Só temos de comemorar essa importante iniciativa e parceria da Autarquia de Saúde e Autarquia de Educação”, afirma Junior da Femac.
Emídio Bachiega destaca a importância e os benefícios do tratamento ortodôntico. “A má posição dentária pode causar vários problemas que vão muito além da aparência estética. São problemas fonoaudiológicos e na articulação, dor de cabeça, dor na região orofacial e até dor de dente”, enumera Bachiega.
O Programa de Ortodontia é uma parceria da Autarquia Municipal de Saúde e Autarquia Municipal de Educação, custeado com recursos de dois programas do governo federal: Saúde na Escola e o Brasil Sorridente, além da contrapartida do município.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber