MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Baixa procura entre jovens pela vacina contra o sarampo preocupa a 16ª RS

A baixa procura entre jovens de 20 a 29 anos pela vacina contra o sarampo preocupa a 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que abrange 16 municípios. Em média, o índice de imunização atingiu apenas 7,2% do esperado para a população em questão. A campanha de

Da Redação

·
(Divulgação)
Icone Camera Foto por Reprodução
(Divulgação)
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2020, 10:09:00 Editado em 04.03.2020, 10:17:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A baixa procura entre jovens de 20 a 29 anos pela vacina contra o sarampo preocupa a 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que abrange 16 municípios. Em média, o índice de imunização atingiu apenas 7,2% do esperado para a população em questão. A campanha de vacinação contra o sarampo, voltada para pessoas de 5 a 59 anos, teve início no Brasil no dia 10 de fevereiro e se estende até dia 13 de março.

continua após publicidade

Apucarana, Arapongas e Faxinal, de acordo com a 16ª RS, foram as cidades com menor índice de vacinação entre a faixa etária de 20 a 29 anos. Em Arapongas, a população desta faixa etária soma 18.997 pessoas, mas foram aplicadas apenas 528 doses, uma porcentagem de 2,78% do total da população. Em Apucarana, foram 1.037 doses aplicadas, sendo que a expectativa era imunizar todas as 20.976 pessoas da faixa etária em questão. O resultado foi um índice imunizatório de 4,94%. Em Faxinal, são 2.594 pessoas, mas foram aplicadas 100 doses, ou seja, um total de 3,86%.

Segundo dados da 16ª RS, desde o início da campanha foram aplicadas aproximadamente 13 mil doses da vacina contra o sarampo, sendo que 4.253 delas foram destinadas ao público de 20 a 29 anos, que no total soma pouco mais de 59 mil pessoas. “A população com idade entre 20 e 29 anos, de deve receber a vacina de forma indiscriminada, ou seja, todos devem ser imunizados contra o sarampo, independente de já terem tomado a vacina ou não”, explica Anelize Brizola, do Programa Regional de Imunização da 16ª RS.

continua após publicidade

De acordo com Anelize, tal ação se deve ao fato de que mais 52% dos 875 casos confirmados de sarampo no Paraná acometeram esta faixa etária, segundo o Boletim Epidemiológico do Sarampo. “Porém, essa faixa etária é a que menos tem buscado a vacinação, o que faz necessário a divulgação da importância da vacina e também de ações estratégicas dos serviços de saúde com parceria junto a outras secretarias para atingir esse público, por meio de vacinação nas escolas, empresas, comércio”, explica. Segundo Anelize, a população-alvo da campanha são as pessoas com idade de 5 a 59 anos, sendo que para aqueles com idade de 5 a 19 anos, e 30 a 59 anos, a vacinação é seletiva, ou seja, devem receber dose da vacina somente se estão com o esquema vacinal incompleto. “Vale ressaltar que estes são dados parciais e preliminares, realizados com dados compilados pela equipe técnica da 16ª RS", explica ela.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Baixa procura entre jovens pela vacina contra o sarampo preocupa a 16ª RS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!