Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Apucarana inicia nova turma de residência médica e multiprofissional

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana inicia nova turma de residência médica e multiprofissional
Autor Foto: Prefeitura do Município de Apucarana - Foto: Reprodução

Mais 29 profissionais foram integrados ao Programa de Residência Médica e Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). A aula inaugural da quarta turma aconteceu nesta segunda-feira (02), no polo Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os profissionais, que são oriundos de dez municípios, participarão da especialização que terá duração de dois anos e atuarão na rede municipal de saúde.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, que participou da aula inaugural, disse que o Município trabalha para que o Sistema Único de Saúde funcione plenamente. “Apucarana é uma cidade que acredita no SUS. Queremos que ele funcione na sua plenitude, que as pessoas sejam bem atendidas e encontrem alento e medicação. Além disso, o SUS agora também é formação e as pessoas terão a oportunidade de interagir com os profissionais que estão fazendo a especialização aqui em Apucarana”, frisa.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Junior da Femac recordou o esforço feito pela gestão Beto Preto para trazer as residências médicas a Apucarana. “Juntamente com o ex-prefeito Beto Preto e que hoje é secretário de estado da Saúde, lutamos para trazer essas vagas. Foi um programa conquistado com muito esforço e hoje o programa é desenvolvido dentro da Autarquia Municipal de Saúde”, afirma Junior da Femac, acrescentando que o Hospital da Providência também oferece programas de residência.

O prefeito ressalta que Apucarana passou a ser um polo formador de profissionais na área da saúde. “A residência é uma especialização de pós-graduação. Estamos recebendo profissionais de Apucarana, Curitiba, Ponta Grossa, Sarandi, Maringá, Londrina, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Marília (SP) e Coxim (MS). São profissionais que, na imensa maioria, vão fixar residência neste perí0do em Apucarana e pelos próximos dois anos vão estar atuando nas 34 Unidades Básicas de Saúde e postos de apoio”, salienta.

Junior da Femac pediu empenho aos residentes e que proporcionem um atendimento humanizado aos pacientes. “Peço que atendam com amor, carinho e paixão pelo que estão fazendo, especialmente as mulheres, crianças e idosos. O Programa de Residência foi uma conquista dura e difícil da população de Apucarana, pois outros municípios também pleiteavam o mesmo”, reitera Junior da Femac.

publicidade

DIVERSAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS - De acordo com Odarlone Orente, a nova turma foi contemplada com quatro programas de residência. “Na Residência Multiprofissional em Atenção Básica, estamos recebendo profissionais nas categorias de educador físico, enfermeiro, nutricionista, dentista, psicólogo e fisioterapeuta”, cita Odarlone.

Já na Residência Multiprofissional em Saúde Mental, atuarão profissionais nas categorias de assistente social, enfermeiro e psicólogo. “Temos ainda a residência em Enfermagem Obstétrica onde irão atuar dois enfermeiros e a Residência em Dermatologia, com dois médicos residentes”, informa.

Conforme Francieli Smanioto, Apucarana começou a oferecer as residências na Autarquia Municipal de Saúde a partir de 2016. “Cada turma tem duração de dois anos e formamos até o momento 68 profissionais, dos quais 62 são na Residência Multiprofissional e outros 6 na Residência édica. E agora iniciamos mais uma turma com 29 profissionais”, assinala.

publicidade

Os residentes cumprirão 60 horas semanais, com dedicação exclusiva, sendo 48 horas práticas e 12 horas teóricas. “Para isso, receberão uma bolsa financeira financiada pelo Ministério da Saúde”, completa Francieli.

FORTALECIMENTO DO SUS – Iago Detregiachi Ribeiro, residente em psicologia, veio da cidade de Marília (SP) e espera ampliar o aprendizado na área de atendimento no Sistema Único de Saúde. “Acho bastante interessante atender pessoas pelo SUS e sair um pouco do ambiente fechado e elitista dos consultórios, atendendo pessoas de qualquer faixa social, raça e gênero”, frisa.

A profissional de enfermagem Luana Paula de Oliveira veio de Coxim (MS) para fazer Residência em Saúde Mental. “Apucarana é uma cidade muito acolhedora. Espero ganhar muita experiência e me especializar nesta área, atendendo as pessoas da mesma forma com que fui acolhida”, frisa Luana.

publicidade

Também estiveram presentes na aula inaugural a coordenadora da residência em dermatologia, Lígia Márcia Martin, e o coordenador de Odontologia, André Gustavo, o diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta, e o superintendente de Atenção Básica da Autarquia, Marcelo Viana. “O nosso Programa de Residência está recebendo o reconhecimento estadual e nacional, como por exemplo o Prêmio Gestor Paraná conquistado pelo ambulatório de Dermatologia. É importante para os residentes e para Apucarana, que se transformou em polo formador de profissionais”, finaliza Roberto Kaneta, diretor-presidente da AMS.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline