Com as altas temperaturas e a exposição ao sol, o cirurgião oncológico da Unidade de Tratamento do Câncer de Apucarana, Dr. Osvaldo Szenczuk orienta a população sobre a prevenção do câncer de pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil.
“Esse tipo de câncer é o mais incidente na nossa população e é mais frequente em pessoas de pele clara, acima de 60 anos, que possuem exposição crônica ao sol e que fazem o uso de imunossupressores, pois essas medicações predispõe também ao câncer de pele”, diz o médico.
De acordo com Dr. Osvaldo, a doença pode aparecer de várias formas, mas normalmente são feridas que não cicatrizam, sangram ou de cor mais escura. E ao notar tais sintomas deve-se procurar atendimento médico. “O diagnóstico é feito através de exame clínico ou biópsia, variando de um caso para o outro sempre com acompanhamento médico. Os tratamentos variam, como procedimentos cirúrgicos, radioterápicos ou produtos que se aplicam na ferida de acordo com as orientações do médico”, afirma.
Para o médico oncologista, algumas precauções simples podem ser tomadas para se proteger. “Não se expor ao sol nos horários das 9h às 16h, usar sempre protetor solar, chapéus e camisa de manga comprida são algumas das medidas para se proteger do câncer de pele” finaliza.
O Hospital da Providência dispõe de uma Unidade de Tratamento do Câncer localizada na rua Osório Ribas de Paula, 553, ao lado do Terminal Urbano. O telefone de contato é (43) 3420 1437.
Deixe seu comentário sobre: "Dezembro Laranja: especialista da Unidade de Tratamento do Câncer de Apucarana orienta sobre câncer de pele"