MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Guarda Municipal de Apucarana recebe capacitação no CAM

Os 29 integrantes da Guarda Municipal de Apucarana participaram de capacitação interdisciplinar nas dependências do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), da secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), divididos em duas turmas, na sexta-feira (6) e

Da Redação

·
Guarda Municipal de Apucarana recebe capacitação no CAM
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.12.2019, 16:01:00 Editado em 09.12.2019, 16:04:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os 29 integrantes da Guarda Municipal de Apucarana participaram de capacitação interdisciplinar nas dependências do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), da secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), divididos em duas turmas, na sexta-feira (6) e na segunda-feira (9). O tema da formação, que teve o mesmo conteúdo nas duas turmas e oito horas de duração, foi “Gênero e Violência Doméstica”.

continua após publicidade

A capacitação é preliminar, isto é, antes que a Patrulha Maria da Penha esteja implantada no município. No momento em que houver a efetivação da patrulha, os guardas municipais terão capacitação permanente. “A ideia desta capacitação é que a equipe seja sensibilizada para atuar com as mulheres em situação de violência doméstica, no atendimento das ocorrências, ajudando a compreensão dos integrantes da GM quanto às subjetividades e particularidades da violência cometida contra as mulheres. O atendimento de qualidade que a Guarda Municipal realiza em Apucarana é um diferencial na questão da proteção da mulher”, destaca a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin.

A assistente social Simone Sartori e a psicóloga Valéria Begale falaram sobre o conceito de gênero e como acontece a apropriação cultural do “ser homem” e do “ser mulher”. Também abordaram violência de gênero, violência doméstica, ciclo da violência, morbidade e mortalidade feminina em decorrência da violência, e os prejuízos para a sociedade causados pelo problema.

continua após publicidade

Outro momento da capacitação abordou o projeto botão do pânico, no qual Apucarana já reúne experiência. Atividades diárias, maneira de atuação, dados e procedimentos foram discutidos. Depois disso,  os guardas municipais Denice Amorin, Nayara de Melo e Ronaldo Adriano Bárbara, que compõem a Patrulha Maria da Penha em Arapongas, discorreram sobre aspectos gerais e mecanismos de coibição da violência contra a mulher previstos na Lei Maria da Penha, o papel dos agentes de segurança pública no enfrentamento à violência contra a mulher, o funcionamento da patrulha, além de falar sobre a trajetória de implantação e a experiência da equipe.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Guarda Municipal de Apucarana recebe capacitação no CAM"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!