Apucaranense incentiva uso de coleiras refletivas para evitar atropelamentos de animais
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um apucaranense apaixonado por animais, está propagando uma boa ideia para evitar atropelamentos e diminuir os casos de acidentes com animais que vivem nas ruas da região. Trata-se de uma coleira refletiva, que brilha no escuro, o que facilita para os motoristas a visão dos animais em ruas e rodovias durante a noite.
O empresário Adan Lenharo conta que conheceu a iniciativa através da internet. Ele entrou em contato com a responsável pela ideia, que é de Santa Catarina, e pediu se poderia replicar a coleira em Apucarana. “Mandei fazer 40 coleiras de início, diretamente com a dona da ideia lá de Santa Catarina. Coloquei em alguns animais daqui e divulguei nas minhas redes sociais que, se alguém quisesse, estaria distribuindo gratuitamente, justamente para disseminar a ideia, e deu super certo. Com a coleira refletiva, além de evitar os atropelamentos dos animais, também evita outros tipos de acidentes, porque os condutores conseguem enxergar se tem algum bichinho na via com antecedência, e tem mais tempo de reagir”, explica.
O sucesso foi tão grande, que diversas Ongs de proteção aos animais da região procuraram Lenharo pelas redes sociais, interessadas em adquirir a coleira refletiva. Como as que ele havia encomendado já tinham acabado, ele decidiu procurar uma forma de trazer a fabricação das coleiras refletivas para Apucarana.
“O modelo que eu encomendei de Santa Catarina saiu a R$ 4, cada uma. Não tem como eu continuar comprando e distribuindo de graça, por isso procurei a coordenadora da Rede de Mulheres Solidárias do município, e levei a ideia, para que as coleirinhas possam ser produzidas aqui na cidade mesmo, e atenda toda a região, e ela gostou bastante. Agora estou aguardando a resposta”, disse.
Essa não é a primeira iniciativa do empresário em favor dos animais. Desde 2015, Lenharo também fabrica e entrega gratuitamente casinhas para animais de rua. Ele conta que cerca de 150 casinhas foram entregues em Apucarana e outros 7 municípios da região. “Faço tudo motivado pelo amor aos animais, desde pequeno sempre gostei, meus pais sempre apoiaram essas iniciativas e fui crescendo, acompanhando, e hoje faço com muita alegria”, finaliza.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline