Mais lidas
Ver todos

    Apucarana

    Saúde realiza hoje (30) vacinação contra sarampo na Praça Rui Barbosa 

    Atendimento acontece na Praça Rui Barbosa, em frente às escadarias da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de 8 horas às 13 horas (Divulgação)
    Foto por
    Escrito por Da redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana realiza hoje (30) uma mobilização para vacinar jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos. O atendimento a esse público específico vai acontecer na Praça Rui Barbosa, em frente às escadarias da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de 8 às 13 horas.

    A ação faz parte de mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo que definiu o Dia D da imunização ao público de 20 a 29 anos para o dia 30 de outubro. O Dia D destinado a crianças não vacinadas de 6 meses a menores de cinco anos aconteceu no dia 19 de outubro.

    De acordo com a 16ª Regional de Saúde de Apucarana a estimativa é de que o público de 20 a 29 anos na cidade é de 20 mil pessoas. “É importante destacar que só devem se vacinar quem ainda não foi imunizado contra a doença”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

    De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde o número de casos de sarampo no Paraná é de 429. Ao alertar para gravidade da doença, o prefeito Júnior da Femac lança um apelo para o público alvo se vacinar. “O sarampo é muito perigoso e se não tratado pode deixar graves sequelas e até levar a pessoa à morte.

    “Pedimos aos jovens e adultos na faixa etária da campanha que não percam a oportunidade de se vacinar neste Dia D. Apelo ainda aos pais ou responsáveis por crianças 6 meses a menores de cinco anos que procurem uma unidade de vacinação o quanto antes”, conclama o prefeito.

    O secretário de Estado da Saúde e ex-prefeito de Apucarana, médico Beto Preto, frisa que a vacina é a única forma de prevenir o sarampo. “O Paraná está em alerta contra o sarampo, que é uma doença viral, de alto potencial de transmissão. Por isso, recomendados a todos os pais que chequem a carteira de vacinação dos filhos. Se a carteirinha estiver incompleta ou se os pais tiverem alguma dúvida, levem até a unidade de saúde mais próxima para a imunização”, orienta o secretário da Saúde.

    SINTOMAS – Os sintomas mais comuns do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo. Outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer.

    Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Jornal da Tribuna 2ª Edição - 01/07

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde realiza hoje (30) vacinação contra sarampo na Praça Rui Barbosa "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.