Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Trabalhadores devem aderir à carteira de trabalho digital

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Trabalhadores devem aderir à carteira de trabalho digital
Autor Foto: Divulgação - Foto: Reprodução

A partir de janeiro, os paranaenses que precisarem da primeira ou uma segunda via, não terão mais acesso à Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física. O Paraná é um dos primeiros estados brasileiros a concluir o processo de substituição do documento em papel pela Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

A informação é do gerente da agência do Trabalhador de Apucarana, Rodrigo Liévore, o Recife. Ele esclarece que a mudança é prevista em lei federal. “Equivalente à carteira em papel, a digital só traz benefícios, facilidades e segurança ao trabalhador e aos empregadores, com redução de burocracia e custos”, revela Recife. Segundo ele, o mês de dezembro será um período de transição e, em Apucarana, a carteira física só será emitida pela agência do trabalhador em casos especiais, de acordo com avaliação da equipe técnica, atendendo a casos previstos na lei.

A CTPS Digital é acessada através de um aplicativo que pode ser “baixado” em smartphones e tablets. “O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo. O trabalhador poderá acompanhar na palma da mão sua situação profissional, acabando com casos onde o empregador pega a carteira da pessoa mas deixa de efetivar o registro, sem que o trabalhador tenha conhecimento”, exemplifica Edison Peres Estrope, secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana.
Com a CTPS Digital, ao ingressar em um novo emprego a pessoa não precisará mais apresentar a carteira em papel, bastará informar o CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital. Caso a pessoa não tenha um aparelho compatível com o aplicativo, ela poderá acessar a CTPS Digital através do site https://servicos.mte.gov.br. “Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital”, orienta Estrope.

O gerente Recife frisa que o trabalhador não deve se desfazer da carteira em papel. “O Governo Federal orienta que o documento seja devidamente guardado pelo trabalhador, pois ele poderá se necessário no momento de comprovar o tempo de serviço. Qualquer inconsistência de informação e registros entre a carteira física e a digital também devem ser comunicados com urgência para as devidas correções”, diz.

O prefeito Júnior da Femac frisa que o Paraná, por intermédio do Governo Ratinho Júnior, é um dos estados que está mais à frente no processo de substituição. “Nossa equipe técnica está à disposição para tirar todas as dúvidas e, se for o caso, ajudar o trabalhador a fazer o download e instalação do aplicativo da carteira de trabalho digital. Uma ferramenta importante que chega para desburocratizar e agilizar todos os trâmites”, destaca o prefeito.

Serviço: Dúvidas podem ser esclarecidas na Agência do Trabalhador de Apucarana que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O contato pode ser feito pelo telefone 3423-1376 ou diretamente na Rua Renê Camargo de Azambuja, 705 – centro.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline