Apucarana

Conferência apresenta versão final do plano da Metrópole Paraná Norte

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Conferência apresenta versão final do plano da Metrópole Paraná Norte
Conferência apresenta versão final do plano da Metrópole Paraná Norte

Ao lado do secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, o prefeito Júnior da Femac participa nesta sexta-feira (22/10), a partir das 14 horas, no auditório do Senac Apucarana, da Conferência Regional do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte.

continua após publicidade

Uma das ações do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, financiado pelo Banco Mundial, a elaboração do plano integrado de desenvolvimento regional teve a consultoria das empresas Cobrape e Urbtec, compreendendo 15 municípios da região Norte: Apucarana, Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Rolândia e Sarandi.

Segundo informa o superintendente de Segurança, Trânsito e Transporte do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e coordenador local do plano, Carlos Mendes, no evento desta sexta-feira será apresentado o resultado final dos trabalhos. “Juntos, os municípios alvos do plano concentram 15% da população e quase 14% do PIB do Estado. Urbanisticamente falando, é uma região com visão de metrópole. Por isso esforços empreendidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, e do Consórcio Cobrape-Urbtec, visando identificar as oportunidades e desafios para o desenvolvimento de ações e diretrizes para atração de novos investimentos e desenvolvimento da região de forma distribuída e equânime”, assinala Mendes.

continua após publicidade

Ao todo foram 19 meses de elaboração do plano. “Mais de 20 reuniões técnicas, 21 oficinas participativas e 4 audiências públicas que reuniram mais de 700 pessoas – representantes da sociedade civil organizada e dos poderes públicos federais, estaduais e municipais”, informa o coordenador local. De acordo com ele, um trabalho baseado no diálogo, na voz e participação do cidadão, seguindo o interesse dos municípios e do segmento social e econômico.

No período de construção do Plano da Metrópole Paraná Norte, foi realizada uma ampla pesquisa e diagnóstico da região, fundamentada em quatro eixos de estudos: Socioterritorial, Meio Ambiente, Infraestrutura, Economia e Institucional, que culminaram na construção de cenários e visão de futuro para a Metrópole Paraná Norte até 2035. O Plano de Ação e todos os relatórios elaborados sobre a região estão disponíveis no site: www.metropoleprnorte.com.br.

Tags relacionadas: #Apucarana #CONFERÊNCIA #paraná