Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Apucarana tem programação especial para campanha contra violência à mulher

.

Começa nesta quarta-feira (20), e se estende até 10 de dezembro a campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” que, desde 1991, anualmente, mobiliza cerca de 160 países. A secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) promove uma série de atividades nas próximas semanas no intuito de chamar atenção e sensibilizar a sociedade para as diversas formas de violência de gênero.

Estatísticas apontam que 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil entre 2017 e 2018, enquanto 22 milhões delas enfrentaram assédio. Segundo a ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 52% das mulheres em situação de violência não denunciam o agressor. O Ministério da Saúde revela que a cada quatro minutos, uma mulher é agredida por um homem – e sobrevive. Nos registros de violência sexual, sete em cada dez vítimas são crianças e adolescentes com idade até 19 anos.

Dando início à campanha no município, nesta quarta-feira (20), a equipe da Semaf fará uma capacitação com os cinco novos conselheiros tutelares da criança e adolescente, da qual participam também os 11 suplentes, outros profissionais e representantes de entidades que prestam serviços de atendimento a esse público. À noite, a equipe participa de uma capacitação no anfiteatro da Universidade de Maringá, quando será exibido o documentário “O Silêncio dos Homens”, seguido de debate sobre as masculinidades tóxicas.

De acordo com a secretária da Mulher Denise Canesin, a campanha é muito significativa e cara à questão da violência contra a mulher. “Nesses dias da campanha, intensificamos a importância da visibilidade às questões da violação de direitos relacionadas às mulheres, principalmente à violência doméstica, que no Brasil acomete uma mulher a cada quatro minutos. A Semaf, por intermédio do CAM, que é o serviço especializado de atendimento à mulher em situação de violência doméstica, articula ações preventivas e de sensibilização junto a organismos públicos e privados simpatizantes da causa”, afirma.

Na semana que vem (25 a 29/11), a Semaf realiza diversas ações de sensibilização em projetos e entidades com o tema “Relacionamento abusivo: como identificar e o que fazer”. Além disso, na sexta-feira (29), os conselhos Comunitário de Segurança (Conseg) e Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), ao lado dos clubes de Rotary e da Associação das Senhoras Rotarianas, promovem um encontro com o capitão da PM Vilson Laurentino da Silva, que falará sobre a nova situação da Polícia Militar frente à violência contra a mulher, no evento “Laço Branco: Campanha dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, na Casa da Amizade.

Nos dias 2 e 3 de dezembro o Ônibus Lilás prestará serviços interdisciplinares às comunidades, oferecendo atendimento especializado em psicologia, na área jurídica e de serviço social. No dia 2 o ônibus estará na UTFPR e no dia 3 no Distrito Correia de Freitas. Finalmente, no dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha é finalizada em parceria com o Escritório Regional da secretaria Estadual de Família, Justiça e Trabalho com o “1º Seminário Regional de Fortalecimento da Macrorrede de Atendimento à Mulher, nas dependências do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber